Presidente do Zimbabué presta condolências à família do líder da oposição

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Harare, Zimbábue, 18 fev (Lusa) - O Presidente do Zimbabué prestou hoje condolências à família do falecido líder oposicionista Morgan Tsvangirai, apelando para a união num momento de tensão pelo poder na oposição, segundo a agência de notícias Associated Press (AP).

O Presidente Emmerson Mnangagwa prometeu que o seu Governo vai cobrir as despesas hospitalares e funerárias de Tsvangirai, um dos principais opositores do partido no poder, a ZANU-PF (União Nacional Africana do Zimbabué -- Frente Patriótica), que morreu na passada quarta-feira com 65 anos vítima de cancro do cólon na África do Sul.

O corpo de Tsvangirai chegou a Harare, capital do Zimbabué, na passada sexta-feira e foi levado para instalações militares, onde vai permanecer até segunda-feira para que o público possa prestar uma última homenagem.

Centenas de pessoas receberam com hinos e música de festa os restos do líder da oposição do Zimbábue. "Recebemos o corpo de nosso presidente, nosso herói, nosso ícone, nosso patriota e grande líder", disse Nelson Chamisa, um dos três adjuntos de Tsvangirai.

O corpo foi transportado para um campo militar onde os heróis nacionais são acolhidos antes do enterro. O oponente do antigo Presidente Robert Mugabe será enterrado na terça-feira em Buhera, a sua aldeia natal, localizada a cerca de 250 quilómetros a sul da capital.

O partido de Tsvangirai, Movimento para a Mudança Democrática (MDC, na sigla inglesa), está fraturado por rivalidades internas em torno da nova liderança.

Nelson Chamisa venceu a liderança do partido de oposição, que tem o segundo maior número de lugares no parlamento do Zimbabué. No entanto, dois outros responsáveis partidários, Thokozani Khupe, e o anterior presidente da câmara de Harare Elias Mudzuri, também querem liderar o partido.

Sem Robert Mugabe, afastado da Presidência após 37 anos de poder, a ZANU-PF e o Presidente anunciaram a vontade em realizar eleições livres, justas e transparentes, com o intuito de credibilizar o país e atrair investimento estrangeiro para uma economia que está praticamente colapsada.

A data precisa das presidenciais está ainda por definir, havendo propostas para 23 de julho e 21 de agosto, embora Mnangagwa já tenha referido que a votação poderá ser antecipada, "talvez para maio".

SP (JSD) // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.