PR/São Tomé: Escola Portuguesa abriu há um ano e já há falta de vagas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 fev (Lusa) -- A Escola Portuguesa de São Tomé, que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai inaugurar oficialmente na próxima semana, abriu há pouco mais de um ano, mas já há falta de vagas, disse a diretora à Lusa.

"Já há falta de vagas, do ano passado para este ano aumentou cerca de 70 alunos, ainda conseguimos, e agora a expetativa é conseguir aumentar o número de salas para podermos ter mais alunos", disse Manuela Costeira à Lusa.

A diretora deu como exemplo o primeiro ciclo: "Neste momento só temos hipótese de ter uma turma de primeiro ano e já tínhamos alunos para fazer duas ou três", disse, referindo que está já prevista a expansão do edifício onde funciona este ciclo.

A escola tem atualmente cerca de 470 alunos, incluindo "um grupo de portugueses, mas também são-tomenses com dupla nacionalidade", e 50 professores, explicou.

A mensalidade ronda os 90 euros por mês em média, acrescentou a diretora.

Questionada sobre o posicionamento desta escola no contexto educativo de São Tomé e Príncipe, Manuela Costeira considerou que "tem uma grande importância porque é a única que existe além do ensino público que tem o ensino até ao 12.º ano".

"Como nós temos o currículo português, os alunos procuram-nos para saídas futuras para universidades no estrangeiro", disse, disse, justificando outro dos motivos pelos quais a escola tem tanta procura.

A responsável explicou que "só há dois é que é obrigatório o 12.º ano e muitos professores ainda não estão preparados, foi um grande boom".

Nesse sentido, os são-tomenses "veem a escola portuguesa como um ensino de qualidade e que lhes garante um futuro de estudo fora de São Tomé".

A escola, que já está a funcionar desde setembro de 2016, vai ser oficialmente inaugurada durante a visita de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa a São Tomé e Príncipe, entre 20 e 22 de fevereiro, durante a qual vai oferecer uma biblioteca a este estabelecimento de ensino.

Sobre a receção que está a preparar para o Presidente, Manuela Costeira referiu que está prevista uma visita à escola e um encontro com os professores e com toda a comunidade educativa.

VM // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.