Democratas não aprovaram leis para controlo de armas na presidência de Obama porque não quiseram - Trump

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 18 fev (Lusa) -- O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, afirmou no sábado que a oposição democrata não aprovou legislação para aumentar o controlo de armas quando Barack Obama liderava o país "porque não quis".

"Assim como não querem resolver o problema do DACA [programa que protege da deportação os jovens imigrantes indocumentados], por que é que os democratas não aprovaram legislação para aumentar o controlo de armas quando tinham tanto a Câmara dos Representantes como o Senado na administração de Obama? Porque não quiseram e agora só falam", escreveu Donald Trump na sua conta da rede social Twitter.

Esta é a primeira vez que Donald Trump aborda o controlo de armas desde que um tiroteio matou na quarta-feira 17 pessoas e feriu outras 14 num liceu em Parkland, na Florida.

Na quinta-feira, quando abordou o crime, cometido por um ex-aluno de 19 anos da escola, o Presidente dos Estados Unidos, eleito pelo Partido Republicano, não fez qualquer menção a eventuais novas medidas legislativas para reforçar o controlo do acesso a armas de fogo, situação que originou críticas por parte da oposição democrata.

Os democratas controlaram as duas câmaras do Congresso norte-americano durante os dois primeiros anos de Barack Obama na Casa Branca, mas os republicanos recuperaram o controlo da Câmara dos Representantes em janeiro de 2011 e o Senado em 2014.

Obama considerou o fracasso das medidas para aumentar o controlo de armas como a maior frustração da sua presidência.

SR // SR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.