Merkel avisa que solidaridade na UE "não é estrada de sentido único"

| Economia
Porto Canal com Lusa

Berlim, 17 fev (Lusa) - A chanceler alemã sublinhou hoje que a solidariedade na União Europeia não pode ser "uma estrada de sentido único" e, depois de lembrar os contributos alemães para o orçamento comunitário, apelou à solidariedade no acolhimento de refugiados.

Angela Merkel dedicou a sua mensagem de vídeo semanal a questões-chave na agenda da União Europeia (UE), antes do Conselho Europeu informal marcado para esta semana e antes da cimeira de março.

Entre as questões prioritárias, destacou a imigração, adiantando esperar que em junho se progrida para um sistema comum de asilo.

"A Alemanha, por exemplo, é um país contribuinte líquido, juntamente com muitos outros, e outros países recebem mais dinheiro para impulsionar a sua economia, que é do interesse de ambas as partes, mas acreditamos que, quando há desafios como a imigração, todos deveriam também participar da distribuição de tarefas ", afirmou a chanceler.

A Polónia ou a Hungria, membros da UE, têm recusado assumir a proporção de distribuição de refugiados no seio da comunidade europeia.

Antes da reunião informal de líderes europeus esta semana, Angela Merker quer, conforme explicou no vídeo, rever a agenda de trabalho da UE e, em particular, questões institucionais, de olhos postos nas eleições para o Parlamento Europeu no próximo ano e no sistema de candidatos à Comissão Europeia.

VP // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.