Pelo menos 19 mortos e 70 feridos em atentado bombista na Nigéria

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Kano, Nigéria, 17 fev (Lusa) -- Pelo menos 19 pessoas morreram e 70 ficaram feridas quando três bombistas suicidas se fizeram explodir num mercado no nordeste da Nigéria, um ataque atribuído ao Boko Haram, informaram hoje as milícias que lutam contra o grupo radical islâmico.

As explosões ocorreram na sexta-feira ao início da noite em Konduga, a cerca de 35 quilómetros a sudeste da capital do estado de Borno, num mercado informal de peixe que serve também como restaurante e zona de lazer.

Segundo Babakura Kolo e Musa Ari, dois líderes da milícia que trabalham com o exército contra o grupo radical Boko Haram, os três bombistas eram todos homens.

"Temos 19 mortos e cerca de 70 feridos", afirmou Babakura Kolo, citado pela agência AFP, indicando que, entre os mortos, estão 18 civis e um soldado. Dos feridos, 22 estão em estado considerado crítico.

O grupo radical Boko Haram já matou mais de 20 mil pessoas no decorrer dos nove anos de insurreição armada.

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, assegurou, em dezembro de 2015, que os 'jihadistas' tinham sido "tecnicamente batidos".

As capacidades do Boko Haram perderam força desde 2014, quando o movimento 'jihadista' controlou partes do nordeste da Nigéria, mas o grupo ainda é uma ameaça.

ARP // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.