Três mortos em queda de helicóptero que se dirigia para zona atingida por sismo no México

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cidade do México, 17 fev (Lusa)- Pelo menos três pessoas morreram hoje na queda de um helicóptero que se dirigia para a zona mais afetada pelo sismo de magnitude 7,2 que atingiu o México na sexta-feira.

No helicóptero, da Força Aérea do México, seguiam o ministro do Interior do país, Alfonso Navarrete, e o governador de Oaxaca, Alejandro Murat, que saíram ilesos do acidente, noticiou a televisão mexicana citada pela agência EFE.

A queda ocorreu quando faltavam entre 30 a 40 metros para que o helicóptero aterrasse em Pinotepa Nacional, no estado de Oaxaca, onde se registou o epicentro do forte abalo, mas perdeu o controlo e caiu.

O governante confirmou que, lamentavelmente, "há pessoas que perderam a vida" no acidente, enquanto o jornalista Jorge Morales, que também seguia no helicóptero e saiu sem ferimentos, confirmou ter visto pelo menos três vítimas mortais.

O jornalista informou que o helicóptero, onde também seguiam militares, e elementos do governo de Oaxaca e da Proteção Civil, caiu sobre viaturas que estavam estacionadas na área onde ia aterrar, tendo provocado também feridos, cujo número não precisou.

O ministro do Interior tinha viajado para Puerto Escondido, no estado de Oaxaca, para fazer uma avaliação dos danos do sismo e a resposta do Governo à situação, tendo depois iniciado de helicóptero a deslocação para Pinotepa Nacional.

Segundo informação do Serviço Sismológico Nacional, o sismo de magnitude 7,2 foi sentido às 17:39 locais (23:39 em Lisboa) de sexta-feira no centro e sul do país, e teve epicentro a 11 quilómetros a sul de Pinotepa Nacional.

Uma hora depois, um novo abalo, de magnitude 5,9, teve epicentro a 14 quilómetros a sul de Pinotepa Nacional.

Às 20:30 locais, três horas após o primeiro sismo, havia notícia de 150 réplicas.

SR // SR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.