PSD/Congresso: Rio diz que unidade está garantida, independentemente de acordo nas listas

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 fev (Lusa) -- O presidente eleito do PSD, Rui Rio, defendeu hoje que a unidade do partido "está garantida", independentemente de haver acordo ou não com o seu adversário nas diretas, Pedro Santana Lopes, para as listas aos órgãos nacionais.

"Amanhã vamos ver isso, neste momento não sou eu que estou a resolver", afirmou Rui Rio, no final do primeiro dia de trabalhos do Congresso.

Questionado sobre problemas existentes no acordo para uma lista única ao Conselho Nacional, que deveria ser encabeçada por Santana Lopes, Rui Rio admitiu que gostaria que existisse uma lista conjunta, mas considerou que o mais importante é a unidade.

"Independentemente de haver lista conjunta ou não, a unidade está garantida", disse.

"Gostava [que houvesse lista conjunta], mas mais importante que o entendimento é que haja unidade, e essa está garantida: viu a entrada em conjunto, vai ver o discurso do dr. Santana Lopes amanhã", disse.

As declarações de Rui Rio foram feitas minutos depois de Pedro Santana Lopes ter falado aos jornalistas e desdramatizado também uma eventual falta de acordo.

O acordo entre o presidente eleito do PSD, Rui Rio, e o candidato derrotado nas diretas, Pedro Santana Lopes, para uma lista única ao Conselho Nacional não está fechado "neste momento", confirmaram à Lusa fontes das duas partes cerca da 01:00 da manhã, depois de a RTP ter avançado a notícia.

Caso Santana Lopes não aceite ser 'número um' ao Conselho Nacional, o eurodeputado Paulo Rangel - que confirmou na sexta-feira à noite, à entrada para o Congresso, ter aceitado o lugar de 'número dois' -- passará a encabeçar a lista, disseram à Lusa várias fontes sociais-democratas.

SMA // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.