Torres Vedras disponibiliza 1.600 telhas para casas afectadas por tornado em Paredes

| Norte
Porto Canal / Agências

Paredes, 10 jan (Lusa) - A Câmara de Torres Vedras disponibilizou 3.600 telhas para serem utilizadas nas casas que ficaram danificadas com o tornado de sábado, em Paredes, disse esta manhã à Lusa o presidente do município afetado pelo mau tempo.

Segundo Celso Ferreira, o transporte das telhas, numa distância de cerca de 300 quilómetros, foi assegurado por uma viatura da autarquia de Torres Vedras, tendo o material sido entregue na quinta-feira à noite, em Paredes.

As telhas foram doadas por uma empresa daquele concelho do distrito de Lisboa.

O presidente da Câmara de Paredes disse à Lusa agradecer o gesto da autarquia e da empresa de Torres Vedras.

O autarca adiantou à Lusa que o material vai ser distribuído pelas casas mais danificadas pelo mau tempo, das localidades de Duas Igrejas, Vilela, Lordelo e Sobrosa, um trabalho que está já a ser realizado em articulação com as juntas de freguesia.

Aquelas telhas complementarão a aquisição de 20.000 telhas que a Câmara de Paredes efetuou, também naquela cidade do Oeste, com um custo de cerca de um terço do valor de mercado, graças à intermediação da edilidade de Torres Vedras. Aquele material também chega hoje a Paredes.

A autarquia do Vale do Sousa está, por outro lado, já a trabalhar para encontrar uma localização para as quatro casas prefabricadas oferecidas pela Fundação Portugal Telecom.

Os imóveis, do tipo T2, deverão ser distribuídos pelas freguesias afetadas pelo tornado e alojarão as famílias com situação social mais delicada, entre as 56 pessoas que ficaram desalojadas.

Hoje à tarde, um grupo de deputados do PSD desloca-se à zona afetada pelo tornado, estando anunciada uma reunião com a proteção civil municipal.

No sábado, aquelas freguesias serão também visitadas por parlamentares do Partido Socialista.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.