Ministro anuncia abertura de concurso para recém-especialistas em Medicina Familiar

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 fev (Lusa) -- O ministro da Saúde anunciou hoje que assinou, na quinta-feira, o despacho para abertura de concurso para os médicos recém-especialistas em Medicina Geral e Familiar, que acabaram há meses o internato.

Adalberto Campos Fernandes reconheceu que falta ainda a abertura de concurso para os recém-especialistas hospitalares, garantindo que está a trabalhar no assunto.

O ministro assumiu que houve um atraso que "gostaria de ter evitado" na abertura dos concursos para cerca de 700 médicos que acabaram há meses o internato do Serviço Nacional de Saúde.

Em relação aos médicos de Medicina Geral e Familiar, o concurso a abrir será para um grupo de mais de uma centena de clínicos para os Centros de Saúde.

Os sindicatos médicos e a Ordem dos Médicos têm criticado o atraso na abertura destes concursos, sendo que o ministro da Saúde tinha dito, há mais de um mês, no parlamento, que esses concursos seriam abertos "dentro de dias".

A Ordem dos Médicos chegou mesmo a classificar como uma "vergonha nacional" a não abertura dos concursos para cerca de 700 recém-especialistas hospitalares e de saúde pública que já concluíram o internato em abril e em outubro do ano passado.

Segundo o Sindicato Independente dos Médicos, pelo menos 200 dos cerca de 700 médicos recém-especialistas já saíram para o estrangeiro ou para hospitais privados e parcerias público-privadas, desistindo de esperar pela abertura de concursos.

ARP// PMC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.