Sismo com magnitude 2,3 registado na ilha açoriana de São Miguel

Sismo com magnitude 2,3 registado na ilha açoriana de São Miguel
| País
Porto Canal com Lusa

Um sismo com magnitude 2,3 na escala de Richter foi hoje registado na ilha de São Miguel, nos Açores, informa um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, às 03:01 locais (mais uma hora em Lisboa) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores um sismo de magnitude 2,3, cujo epicentro se localizou a cerca de seis quilómetros a norte de Água de Alto, em São Miguel.

O IPMA esclarece que até à elaboração do comunicado não tinha sido "recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido", adiantando que "se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados".

A atividade sísmica em São Miguel, a maior ilha dos Açores, aumentou na madrugada e manhã de segunda-feira, tendo sido registados centenas de sismos, sendo que 20 deles foram sentidos pela população.

Na quarta-feira, a atividade sísmica na parte central da ilha, "mais concretamente entre as lagoas do Fogo e do Congro", continuava ligeiramente acima dos valores de referência, mas a manter a tendência decrescente, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

"Como é normal neste tipo de atividade, apesar da tendência decrescente observada, podem ocorrer pontualmente alguns picos de maior libertação de energia, pelo que se mantêm os níveis de vigilância e as recomendações normais para este tipo de situações", refere o CIVISA na sua página na Internet.

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Confira a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do sorteio desta terça-feira.

Fernando Araújo diz que fez em 15 meses "a maior reforma do SNS" em 45 anos

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que anunciou esta terça-feira, a sua demissão, assegurou que, nos 15 meses em que esteve em funções, foi realizada a maior reforma de organização em 45 anos de existência do SNS.