Câmara de Vila Real quer solução "em breve" para Observatório da Biodiversidade

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 10 jan (Lusa) -- A Câmara de Vila Real garantiu hoje que vai encontrar uma solução "em breve" para o Observatório da Biodiversidade, cuja construção está parada há alguns meses devido a "dificuldades" do empreiteiro.

O projeto está incluído no Programa de Preservação da Biodiversidade, que representa um investimento global de 1,7 milhões de euros e foi lançado em 2010 pela Câmara de Vila Real em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O primeiro prazo de conclusão do Observatório apontava para agosto.

"A obra neste momento está parada, com problemas imputados ao empreiteiro. Está com dificuldades em terminar a obra", afirmou hoje à agência Lusa o vereador do Ambiente, Adriano Sousa.

O responsável frisou que a autarquia está empenhada em encontrar uma solução "em breve" e adiantou que se está a estudar a possibilidade de "transferência de empreiteiro" ou então de "rescindir o contrato e lançar novo concurso público".

Este equipamento está a ser instalado no edifício das minas de volfrâmio, na Quintã, zona da Campeã, e custa 64 mil euros.

O projeto estender-se-á a uma lagoa artificial, que começou por ser uma dissonância ambiental, mas que acabou por captar uma grande variedade de espécies, que poderão ali ser observadas.

São cerca de cinco hectares que vão funcionar como uma "montra" da biodiversidade do concelho, destacando-se a existência da drosera, uma pequena planta carnívora.

No local foram também identificados alguns ninhos de myrmica, a formiga que faz parte do ciclo biológico da borboleta azul e o que leva a supor que este lepidóptero regressou ao vale da Campeã.

Trata-se um de lepidóptero bastante frágil e com baixa tolerância a variações no ecossistema, necessitando de condições ecológicas específicas, como a planta hospedeira, a genciana (gentiana pneumonanthe), onde coloca os ovos, e a formiga do género myrmica que a alimenta no seu formigueiro durante as últimas fases larvares.

No âmbito do Programa de Preservação, o município lançou também a segunda edição do concurso de fotografia da Biodiversidade de Vila Real, que pretende sobretudo incentivar os inúmeros fotógrafos e amantes da natureza a captar e promover o património concelhio.

O concurso, que decorrerá até 27 de janeiro de 2014, é subordinado aos temas fauna, flora e a paisagem local.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).