Contrato-programa do Teatro Nacional São João assinado a "curto-prazo"

| País
Porto Canal com Lusa

Porto, 15 fev (Lusa) -- O contrato-programa do Teatro Nacional São João será assinado a "muito curto prazo", afirmou à Lusa o novo presidente do conselho de administração, Pedro Sobrado.

Sem querer adiantar detalhes, Sobrado, cuja equipa de administração entrou em funções esta semana, disse que tem conhecimento dos termos do contrato-programa, que classificou como uma "boa notícia", usando as mesmas palavras da sua antecessora, em dezembro.

"Foi negociado, os termos estão no limiar da finalização. A muito curto prazo ele será assinado. Está mesmo numa fase de finalização", afirmou o novo presidente do conselho de administração da instituição que gere também o Teatro Carlos Alberto e o Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto.

Na apresentação da programação do primeiro trimestre de 2018, em dezembro, a anterior presidente do conselho de administração, Francisca Carneiro Fernandes, mencionou o "processo difícil, mas positivo e produtivo" de construção dos novos contratos-programa, em que ficou consagrada a estratégia e o espaço para que os teatros tivessem "uma palavra a dizer".

Com o aumento da indemnização compensatória do Estado, para 2018, que regressou aos 4,9 milhões de euros de 2010, a primeira condição é poder, "a muito breve trecho, compensar financeiramente" a equipa e conseguir o seu reforço.

"A partir de 2018 vamos ter um contrato-programa, que a equipa do secretário de Estado [da Cultura] finalmente conseguiu, bastante mais certeiro e concreto em termos de instruções dadas pela tutela, sobre as orientações que temos de seguir, e algumas garantias por que vínhamos a lutar", apontou a então presidente, que garantiu que o novo documento, que vigorará por três anos é, como reforçou, "uma boa notícia".

Na altura, o secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, disse que os contratos-programa plurianuais para os teatros nacionais entrarão em vigor "no início de 2018" e vão permitir "um 'recentramento' da missão na criação teatral".

"Terão início da sua vigência em 2018, e estamos a finalizar a sua versão definitiva com o Ministério das Finanças", afirmou à Lusa, destacando o processo "bastante intenso e alargado" no tempo, embora não exista ainda "previsão definitiva da assinatura".

TDI (SIYF) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.