Comissão de trabalhadores dos ENVC vê com "revolta" assinatura da subconcessão

Comissão de trabalhadores dos ENVC vê com "revolta" assinatura da subconcessão
| Norte
Porto Canal

A comissão de trabalhadores dos estaleiros de Viana admitiu "repúdio" e "revolta" face à assinatura, hoje, do contrato de subconcessão ao grupo Martifer, garantindo que a partir de agora encetará "outros caminhos" para parar o processo.

"Hoje é um sentimento, como tem sido nos outros dias, de revolta, de repúdio, por esta decisão", afirmou hoje, de manhã, o porta-voz da comissão de trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), pouco antes da assinatura, em Oeiras, Lisboa, do contrato de subconcessão dos terrenos e infraestruturas da empresa.

Ainda assim, António Costa ressalva que esta assinatura - cerimónia para a qual a comissão de trabalhadores foi convidada, mas não aceitou estar presente - "é apenas mais um ato administrativo" para "confirmar" a decisão que o Governo tomou.

"Mas é uma decisão que nos permite, a partir de agora, encetar outros caminhos para parar este processo da subconcessão, este crime social que querem fazer", enfatizou.

Na próxima semana deverá realizar-se novo plenário de trabalhadores na empresa, encontro que servirá para "concertar" as "várias possibilidades" de contestação em cima da mesa.

"Hoje não é um dia triste. Ao longo dos últimos dois anos, desde que nos retiraram o trabalho, todos os dias são tristes, porque a pior coisa que pode acontecer a um trabalhador, e acho que ao senhor ministro da Defesa também, é retirarem-lhe o trabalho", insistiu o porta-voz da comissão de trabalhadores.

"Eu gostava que o senhor primeiro-ministro colocasse o senhor ministro da Defesa numa sala, durante dois anos, para ver se ele se sentiria bem, psicologicamente, sem trabalho", rematou António Costa.

Pela subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos estaleiros até 2031 a nova empresa West Sea, criada pelo grupo Martifer, pagará ao Estado uma renda anual de 415 mil euros, prevendo recrutar 400 trabalhadores.

Entre 20 de dezembro e 09 de janeiro já aderiram ao plano amigável para rescisão dos contratos 120 dos 609 trabalhadores dos ENVC. Por estes acordos, já assinados, os estaleiros pagaram oito milhões de euros, indicou à Lusa fonte da administração.

Empresa pública desde setembro de 1975, os ENVC já construíram em quase 70 anos de atividade mais de 220 navios, de todo o tipo, sendo liquidados durante o ano de 2014.

+ notícias: Norte

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.