Atendimento urgente de doentes do Porto foi "reconfigurado" - ARS Norte

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 10 jan (Lusa) -- A Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) esclareceu que "o apelidado encerramento" do Serviço de Atendimento de Situações Urgentes (SASU) do Porto foi uma "reconfiguração" traduzida na criação de dois atendimentos, mais baratos e próximos da população.

O esclarecimento surge a propósito de notícias sobre o "apelidado encerramento" do SASU do Porto, que a ARSN diz ter sido uma "reconfiguração do serviço" numa "lógica de maior acessibilidade e proximidade às populações" que, "em síntese, se traduziu no alargamento de horário das unidades de saúde do Covelo [zona oriental] e da Carvalhosa [zona ocidental]".

"Esta forma de Atendimento Complementar traz benefícios acrescidos para o utente, nomeadamente na redução do valor da taxa moderadora, que passa de dez euros (atendimento em urgência) para cinco euros", escreve a ARSN, numa nota de imprensa recebida hoje pela Lusa.

Contactada na quarta-feira pela Lusa, a ARSN não quis comentar o fecho do SASU da rua da Constituição, denunciado pelo BE e pelo vereador da CDU na reunião camarária de terça-feira, indicando apenas que foram criados, a partir de 01 de janeiro, dois serviços de Atendimento Complementar, um para os utentes do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Porto Oriental e outro para os do Porto Ocidental, ambos a funcionar nos dias úteis a partir das 20:00, com encerramento previsto para as 22:00 e 22:45, respetivamente.

No novo comunicado, a ARSN refere que o SASU Porto esteve "desde há alguns anos esteve sediado na rua do Quanza (freguesia de Cedofeita), nas antigas instalações do Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP) e do CAD/HIV-Sida, com a participação solidária dos profissionais dos dois ACES" do Porto.

Perante a "necessidade de prestar cuidados de saúde fora do horário de funcionamento dos Centros de Saúde, numa lógica de maior acessibilidade e proximidade às populações da cidade", a ARSN, "em articulação com os diretores executivos dos ACES, optou por efetuar a reconfiguração do serviço de SASU nos dois ACES", esclarece a nota de imprensa.

Para o efeito, foi utilizado "o modelo previsto na reforma dos cuidados de saúde primários", acrescenta.

A informação enviada na quarta-feira à Lusa pela ARSN explica que aos sábados, domingos e feriados, o horário "de atendimento ao público" na Unidade de Saúde do Covelo, situado na rua Faria Guimarães (zona oriental) é das 09:00 às 16:00, ao passo que, na Unidade de Saúde da Carvalhosa, na rua da Boavista (zona ocidental), a "consulta vai funcionar" das 09:00 às 16:45.

Com a data de 27 de dezembro, as notas de imprensa explicam que estes atendimentos complementares se destinam aos utentes "portadores de situações agudas que ocorram fora do horário de funcionamento da respetiva unidade funcional de saúde" e "a garantir a continuidade de cuidados curativos em dias não úteis".

Os comunicados justificam a criação dos dois serviços devido ao reconhecimento "da necessidade de oferecer melhor resposta de cuidados de saúde primários à população para além do horário regular de funcionamento das suas unidades de saúde".

No Parlamento, o coordenador do BE João Semedo entregou, a 02 de janeiro, uma pergunta ao Governo sobre o encerramento do SASU do Porto e a "significativa redução do horário dos serviços de atendimento complementar que a ARSN pretende instalar em substituição", escreve-se no documento a que a Lusa teve acesso.

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).