Eleições do Conselho Geral da UPorto com participação de 61,1% de eleitores

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 07 jun (Lusa) -- A eleição dos representantes para o Conselho Geral da Universidade do Porto (UP), órgão que dentro de um ano vai escolher o novo reitor para aquela academia, teve uma participação de 61,1% dos eleitores, correspondendo a 1.459 votos.

Do ato eleitoral, que decorreu durante o dia quinta-feira, foram eleitos quatro candidatos da lista A ("Unidade Plural"), cinco candidatos da lista B ("Uma Transformação Antecipada"), dois candidatos da lista C ("Renovação, Diversidade e Cultura Democrática"), e um da lista D ("Mais UP"), disse à Lusa fonte das relações públicas da UP.

Para os lugares de representantes dos docentes e investigadores no Conselho Geral para o próximo quadriénio foram eleitos José Amarante, da Faculdade de Medicina da UP, Manuel Fernandes e José Fernando Oliveira da Faculdade de Engenharia, Maria de Fátima Oliveira, da Faculdade de Letras (todas da lista A).

Da Lista B foram eleitos Raul Vidal, da Faculdade de Engenharia, Artur Águas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, António Felino da Faculdade de Medicina Dentária, António Sarmento da Faculdade de Medicina e Carlos Afonso da Faculdade de Farmácia.

Da Lista C, foi eleita Isabel Menezes, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, e Gabriel David, da Faculdade de Engenharia, e da Lista D foi escolhido Altamiro Costa Pereira da Faculdade de Medicina.

A eleição dos docentes e investigadores contou com uma participação de 61,1% dos eleitores registados, correspondendo a 1.459 votos, dos quais 42 brancos e 42 nulos.

Da lista dos representantes dos funcionários não docentes e não investigadores foi eleita Fátima Lisboa, da Faculdade de Letras, tendo contado com a participação de 52,6% dos eleitores registados, correspondendo a 852 votos.

O Conselho Geral da Universidade do Porto é um órgão constituído por 23 membros, designadamente 12 representantes dos docentes e investigadores, quatro representantes dos estudantes e um representante do pessoal não docente. À estrutura pertencem ainda seis personalidades externas à UP.

O órgão é atualmente presidido por Luís Portela.

Entre as competências do Conselho Geral da UP estão, por exemplo, a eleição do reitor daquela Universidade, bem como a aprovação -- sob proposta do reitor - das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

O presidente do Conselho Geral tem competência para convocar e presidir às reuniões, declarar ou verificar as vagas no Conselho Geral e proceder às substituições, assim como propor a aprovação do Conselho Geral o regulamento de funcionamento, o regulamento para eleição e cooptação dos membros do Conselho Geral e o regulamento para eleição do reitor.

CCM // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Espaços Cidadão instalados este ano em seis freguesias de Oliveira do Hospital

O Espaço Cidadão, que reúne diferentes entidades num único balcão, vai ser instalado este ano em seis freguesias do concelho de Oliveira do Hospital, revelou esta terça-feira a Câmara Municipal.