Janeiro com registo negativo no mercado das obras públicas

Janeiro com registo negativo no mercado das obras públicas
| Economia
Porto Canal com Lusa

O ano de 2018 começou com um registo negativo no mercado das obras públicas a fazer lembrar valores de 2015 nos concursos promovidos, informou hoje a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Segundo o último barómetro, foram promovidos 82 milhões de euros em concursos de empreitadas de obras públicas, o que traduziu "uma forte queda" de 61% face aos 209 milhões de euros de janeiro de 2017.

Este valor refletiu ainda, segundo a AICCOPN, uma quebra de 72,6% face a dezembro, é o "mais baixo desde novembro de 2015", altura em que se registaram 56 milhões de euros.

Em termos de contratos celebrados no primeiro mês do ano, no âmbito de concursos públicos e reportados no Observatório das Obras Públicas, registaram-se 60 milhões de euros, uma descida de 9%, na comparação homóloga.

Na comparação com dezembro, a descida é de 52%, ou seja menos 66 milhões de euros que os 125 milhões de euros registados no final de 2017.

No ajuste direto somaram-se 48 milhões de euros, no primeiro mês de 2018, numa subida de 26% face ao período homólogo e 40% acima do registado em dezembro do ano passado.

No seu conjunto, o volume total de contratos celebrados no primeiro mês de 2018 foi de 110 milhões de euros, numa descida de 3% face a janeiro de 2017.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.