Info

Presidente da África do Sul Jacob Zuma anuncia "demissão imediata"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pretória, África do Sul, 14 fev (Lusa) - O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, anunciou hoje a demissão do cargo, "com efeitos imediatos", acatando as ordens do partido, o Congresso Nacional Africano (ANC).

"Decidi demitir-me do cargo de Presidente da República com efeitos imediatos, apesar de discordar da direção do meu partido", afirmou Zuma, numa declaração transmitida pela televisão.

A declaração foi feita horas depois de, numa entrevista, Zuma ter recusado ceder à exigência do partido, que na segunda-feira lhe deu 48 horas para se demitir, e afirmado que aceitaria contudo a decisão do parlamento, que tem previsto votar na quinta-feira uma moção de censura.

MDR // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Parlamento britânico chumba moção de censura ao Governo conservador de May

O Parlamento britânico rejeitou hoje uma moção de censura ao Governo conservador da primeira-ministra Theresa May, com 325 votos contra e 306 a favor.

Tripulantes de helicóptero que caiu ao mar no Rio de Janeiro resgatados com vida

Os quatro tripulantes de um helicóptero da polícia militar do estado brasileiro do Rio de Janeiro que caiu hoje por volta das 09:00 locais (11:00 em Lisboa), foram resgatados com vida, divulgaram as autoridades locais.

ONG denuncia abusos e detenções arbitrárias relacionadas com ataques em Moçambique

Lisboa, 18 jan (Lusa) - A investigadora da Human Rights Watch (HRW) Zenaida Machado denunciou hoje os abusos e detenções arbitrárias de suspeitos alegadamente envolvidos em ataques em Cabo Delgado, nomeadamente um jornalista e um empresário sul-africano, e quer explicações das autoridades moçambicanas.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.