Atividade sísmica em São Miguel ainda acima dos valores de referência

| País
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 14 fev (Lusa) -- A atividade sísmica na ilha de São Miguel, nos Açores, que registou um incremento desde domingo, mantém a tendência decrescente, mas ainda acima dos valores de referência, anunciou hoje a Proteção Civil açoriana.

Um comunicado emitido pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) às 11:19 locais (mais uma hora em Lisboa) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), "a atividade sísmica na parte central de São Miguel, mais concretamente entre as lagoas do Fogo e do Congro, continua ligeiramente acima dos valores de referência", embora mantendo "a tendência decrescente da sismicidade, quer em termos do número de eventos registados, quer da sua magnitude".

"Entre as 18:00 de terça-feira e as 10:00 de hoje foram registados apenas alguns eventos de magnitude inferior a 3 na escala de Richter, todos de natureza tectónica", adianta ainda a Proteção Civil, salientando que podem ocorrer pontualmente "alguns picos de maior libertação de energia, pelo que se mantêm os níveis de vigilância e as recomendações normais para este tipo de situações".

Desde as 23:47 de domingo foram registadas várias centenas de microssismos com epicentro entre as lagoas do Fogo e das Furnas, na sua maioria de magnitude inferior a 3 na escala de Richter.

O SRPCBA e o CIVISA continuam a acompanhar o evoluir da situação, acrescenta o comunicado.

APE // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".