APAV lança hoje campanha sobre violência no namoro

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 fev (Lusa) -- A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lança hoje, quando se assinala o Dia dos Namorados, uma nova campanha sobre a violência no namoro, com particular enfoque nas novas tecnologias.

Segundo a APAV, esta nova campanha de sensibilização, dirigida a um público jovem e com particular enfoque nas novas tecnologias, tem como mensagem principal "Dá o clique, fala com a APAV".

A campanha resulta de uma parceria com o INP - Instituto Superior Novas Profissões e foi desenvolvida por um grupo de alunos do curso de Relações Públicas e Publicidade.

"A violência no namoro acontece quando, no contexto das relações de namoro, um dos parceiros (ou mesmo ambos) recorre à violência com o objetivo de se colocar numa posição de poder e controlo", explica a APAV.

A associação sublinha ainda que a violência no namoro "pode assumir diferentes formas: verbal, psicológica, física e/ou sexual".

A APAV manifesta-se disponível para apoiar as vítimas, através da Linha de Apoio à Vítima (116 006, chamada gratuita), Messenger (Facebook), videochamada (user Skype: apav_lav) e através da rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima.

Segundo dados revelados na terça-feira pelo jornal Público, o Observatório da Violência no Namoro recebeu em 10 meses 128 denúncias de vítimas e de testemunhas de violência no namoro e mais de metade dos casos reportam violência física.

De acordo com dados do Estudo Nacional sobre Violência no Namoro, feito em contexto universitário e que vai ser hoje apresentado, mais de metade dos inquiridos foi vítima deste tipo de violência e 37% admite tê-la já praticado.

Dos mais de 1.800 jovens universitários que responderam, "um quinto das raparigas já foi controlada em aspetos que têm de ver com a sua imagem física ou com os lugares que frequentam e 8% já foram obrigadas a ter comportamentos sexuais não desejados".

SO // SB

Lusa/fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.