Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Dez distritos do continente sob aviso amarelo até sábado devido à agitação marítima

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 fev (Lusa) -- Dez distritos do continente vão estar entre hoje e sábado sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas até cinco metros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir de hoje e até 02:00 de sábado por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 04 a 05 metros.

Por causa da agitação marítima, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão fechadas a toda a navegação.

De acordo com a Marinha portuguesa, as barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 15 e 35 metros, respetivamente, e a da Figueira da Foz está condicionada devido a assoreamento.

O IPMA colocou ainda o distrito da Guarda sob aviso amarelo até às 09:00 de hoje devido à previsão de queda de neve acima da cota de 600 metros.

O aviso amarelo é o segundo mais grave numa escala de quatro, e aplica-se em situações "de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu muito nublado ou encoberto, períodos de chuva, sendo mais frequente e intensa no Minho e Douro Litoral durante a madrugada e manhã e queda de neve nos pontos mais Altos da serra da Estrela até ao início da manhã.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de sudoeste, soprando moderado na faixa costeira e moderado a forte com rajadas até 75 quilómetros por hora nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, subida da temperatura mínima e pequena subida da máxima.

No sul, prevê-se períodos de céu muito nublado, vento fraco a moderado do quadrante oeste, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 04 graus Celsius (na Guarda) e os 10 (em Lisboa e no Porto) e as máximas vão variar entre os 08 (na Guarda) e os 18 (em Santarém).

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Trabalhadores do Infarmed voltam a rejeitar deslocalização para o Porto

A quase totalidade dos trabalhadores do Infarmed discorda da deslocalização da Autoridade do Medicamento de Lisboa para o Porto e apenas sete por cento estaria disponível para se mudar, segundo dados de um inquérito realizado hoje.

Ordem dos Médicos diz que relatório mostra que parceiros têm razão sobre lacunas na saúde

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que o Relatório de Primavera 2018, que aponta diversas lacunas ao nível da saúde, veio apenas demonstrar o que tem sido referido pelos parceiros do setor sobre a falta de investimento no setor.

Atualizado 19-06-2018 15:11

Hospitais públicos estão endividados e "à beira de um ataque de nervos"

Os hospitais públicos estão endividados e "à beira de um ataque de nervos", mostrando que a crise económica continua no setor hospitalar, segundo o relatório do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.