Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Justiça holandesa proíbe zonas para fumadores em cafés e bares

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Haia, 13 fev (Lusa) -- A justiça holandesa ordenou hoje que sejam fechadas as salas especiais para fumadores que cafés e bares abriram quando foi introduzida a proibição de fumar no interior dos espaços pois contradiz os acordos feitos com a Organização Mundial de Saúde.

O caso contra o Estado holandês foi apresentado pela organização Clean Air Nederland (Ar Limpo na Holanda), argumentando que ao permitir-se a existência de zonas especiais para fumadores estava-se a ir contra os termos do acordo assinado com a Organização Mundial de Saúde.

No acordo, a Holanda comprometeu-se a tomar medidas pra evitar que os clientes estivessem expostos ao fumo dos cigarros em "lugares públicos fechados".

Um tribunal de Haia deu razão a esta organização e considerou que esse compromisso também se estende às salas para fumadores que estão disponíveis nos cafés e bares.

A justiça explicou que as pessoas que não fumam podiam sentir a pressão social de se juntarem aos fumadores nas áreas destinadas a estes e estarem expostos ao fumo.

Por esse facto, acrescentou que na prática é inevitável que o fumo circule no resto do café e que os empregados que têm de atender e limpar a zona fiquem igualmente expostos ao tabaco.

"É importante ter em conta que fumar é um vício grave e não um estilo de vida. No momento em que alguém vê outro fumar, essa ação pode provocar o outro a fazer o mesmo", disse hoje Ton Voeten, da Clean Air Nederland, em declarações à rádio holandesa NPO.

RCP // JPF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Companhia mexicana envolvida em queda de avião em Cuba já tinha queixas por segurança

A companhia aérea mexicana que detém o avião que caiu em Havana na sexta-feira, causando 110 mortos, já tinha sido alvo de duas queixas na última década, revela uma investigação da Associated Press.

Príncipe Harry de Inglaterra recebe título de duque de Sussex antes do casamento

A rainha Isabel II de Inglaterra concedeu este sábado o título de Duque de Sussex a Harry de Gales, horas antes do casamento do príncipe com a norte-americana Meghan Markle, anunciou o Palácio de Buckingham.

Cuba decreta dois dias de luto devido a queda de avião

O Governo cubano decretou este sábado dois dias de luto, na sequência do acidente aéreo ocorrido na sexta-feira em Havana, do qual resultou a morte de 107 pessoas.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.