Agências humanitárias pedem mais meios para assistir refugiados sírios

| Mundo
Porto Canal / Agências

Genebra, 07 jun (Lusa) - As agências humanitárias das Nações Unidas solicitaram hoje financiamento adicional para prestar assistência aos quase 7 milhões de sírios que precisam de ajuda para sobreviver, depois de uma atualização em alta das suas previsões.

Numa conferência de imprensa no Palácio das Nações Unidas, em Genebra, a secretária-geral adjunta para Assuntos Humanitários, Valerei Amos, e o Alto Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, apresentaram os números revistos em alta de pessoas que poderão precisar de assistência este ano.

O número de sírios que recebeu ajuda da ONU desde o início do conflito, há 26 meses, aumentou sem cessar, mas o seu crescimento tem sido exponencial nos últimos seis meses, tanto no interior, como no exterior do país, sublinharam.

A ONU calcula que haja mais de quatro milhões de deslocados internos no território sírio, enquanto o número de refugiados nos países vizinhos - Jordânia, Líbano, Iraque e Turquia - já superou o número de 1,6 milhões.

Com base nos números apresentados por Amos e Guterres, as agências humanitárias solicitaram novos fundos para financiamentos urgentes, porque, em muitos casos, nem sequer ainda receberam o que fora anteriormente prometido.

JM // MLL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sanchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.