Jornal Diário Jornal das 13

Governo de Malta diz que ministro espanhol "provavelmente" substituirá Vítor Constâncio no BCE

| Política
Porto Canal com Lusa

Roma, 12 fev (Lusa) -- O ministro das Finanças de Malta, Edward Scicluna, considerou hoje que o seu homólogo espanhol, Luis de Guindos, "provavelmente" ganhará a vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE), com apoio socialista, sucedendo a Vítor Constâncio.

"Ambos [Luis de Guindos e o governador do Banco Central da Irlanda, Philip Lane] merecem o lugar, mas o Partido Popular Europeu tem demonstrado [uma posição] muito firme, em conjunto com os socialistas, para chegar a esse posto e Luis de Guindos é desse partido", disse, citado pela Bloomberg, Edward Scicluna.

Para Scicluna, o ministro espanhol tem feito um trabalho "muito bom", de tal forma que os socialistas estão a "ver com bons olhos" a nomeação do ministro espanhol.

Luis de Guindos e Philip Lane estarão, esta quarta, perante os eurodeputados da Comissão de Economia do Parlamento Europeu. No dia 20 de fevereiro, está previsto que os ministros da economia da zona euro elejam o novo vice-presidente do BCE, que vai suceder ao português Vítor Constâncio.

Os líderes da União Europeia têm até ao dia 22 de março para dar a sua aprovação final.

Também o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e o ministro das Finanças da Eslováquia, Peter Kazimir, já afirmaram publicamente que apoiam o candidato espanhol.

Em 7 de fevereiro, o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, notou, durante uma conferência de imprensa, que o ministro espanhol é um "homem de grande qualidade" e sublinhou que tem trabalhado "muito bem" com ele.

PE // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Web Summit: Paddy Cosgrave anuncia que retira convite a Marine Le Pen

O presidente executivo da Web Summit, Paddy Cosgrave, anunciou hoje no Twitter que decidiu retirar o convite à líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, depois das críticas de vários setores.

Governo autoriza arranque da terceira fase de obras no hospital de Gaia

O Governo autorizou o arranque da terceira fase de obras no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), indicou esta terça-feira a câmara de Vila Nova de Gaia após uma reunião com o Ministério da Saúde.

36 Câmaras Municipais que não têm o Plano Municipal Contra Incêndios atualizado

Há 36 Câmaras Municipais que não têm o Plano Municipal Contra Incêndios atualizado. A norma foi introduzida no Orçamento do Estado de 2018 e previa uma penalização até 20% para os municípios, que acabou por não acontecer. As autarquias garantem que não há motivos para alarme.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Olá Maria!

Trend(i) - diferentes tipos de bolsas...

N'Agenda

Exposição 'Amor com amor...