Bolsa de Nova Iorque negoceia em alta depois de semana de volatilidade

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 fev (Lusa) -- A bolsa em Nova Iorque está hoje a negociar positiva, movimento já sentido na última sessão da semana passada em que se registou uma forte volatilidade e o pior ciclo semanal em dois anos.

Pelas 14:48 (hora de Lisboa), o índice Dow Jones industrial subia 1,37% para 24.522,28 pontos, enquanto o Standard & Poor's recuperava 0,98% para 2.645,23 pontos.

No mesmo sentido seguia o tecnológico Nasdaq, ao avançar 1,51% para 6.511,04 pontos.

Na semana passada, os mercados bolsistas estiveram sujeitos a uma forte volatilidade provocada pelas expectativas sobre a subida da inflação e dos salários, o que levaria a que os bancos centrais tivessem de aumentar mais rapidamente do que o esperado as suas taxas de juro.

Os investidores vão estar agora atentos à divulgação da inflação, indicador que poderá sinalizar uma política monetária mais agressiva por parte da Reserva Federal norte-americana.

A pressão sobre o mercado acionista pode também ser aferida pelo aumento do rendimento das Obrigações do Tesouro dos Estados Unidos nos prazos mais longos, segundo os analistas, que aguardam por mais pormenores sobre a política de investimentos e de despesa orçamental do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"A volatilidade do mercado bolsista a curto prazo pode desfocar a lente da objetiva, mas os fundamentos neste período ainda são de apoio", disse à Bloomberg TV, Terry Simpson, um especialista em estratégia em ativos da BlockRock Inc.

"É [por isso] uma oportunidade de compra", salientou.

JS // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.