Presidente da República quer exportações a crescer "muitíssimo mais"

Presidente da República quer exportações a crescer "muitíssimo mais"
| Política
Porto Canal com Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta segunda-feira que as exportações têm que crescer "muitíssimo mais" e defendeu "um salto" no financiamento do setor.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve hoje durante mais de duas horas a visitar os expositores do SISAB (Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas), em Lisboa, tendo no final, em declarações aos jornalistas, insistido na necessidade de Portugal "crescer acima da média europeia e para isso as exportações são fundamentais".

"As exportações têm crescido, mas têm que crescer muitíssimo mais", sublinhou, considerando "há um ponto a que o Governo está muito atento que é o financiamento das exportações".

Depois de "um período difícil no sistema bancário", que "já está superado, estabilizado e consolidado, o Presidente da República afirmou que "há agora um salto em termos de financiamento das exportações".

"Essa é uma prioridade para os nossos exportadores: terem capacidade financeira para exportar", alertou.

Na opinião do chefe de Estado, o SISAB tem sido ponto de encontro "fundamental para as exportações agroalimentares", elogiando o contributo que dá à economia portuguesa.

"Este ano há só mais quase 25 países que nunca tinham estado cá. É uma ocasião única para projetar a qualidade e a quantidade das empresas portuguesas", enalteceu.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.