Barclays acusado de fraude nas relações comerciais com investidores do Qatar

| Economia
Porto Canal com Lusa

Londres, 12 fev (Lusa) -- O Gabinete de Luta contra a Fraude do Reino Unido (SFO) acusou hoje o Barclays de "assistência financeira ilegal" nas relações comerciais com investidores do Qatar, em 2008.

Nesse ano, aquando da nacionalização dos bancos britânicos, Lloys Banking Group e Royal Bank Of Scotlands, o Barclays contraiu um empréstimo de 12.000 milhões de libras (13,6 mil milhões de euros) à Qatar Holdings, detida unicamente pelo Estado do Qatar, o que lhe permitiu não ser resgatado.

O Barclays, destes 12 mil milhões de libras e ainda em 2008, acabou por fazer um empréstimo à Qatar Holding no valor de 2.200 milhões de libras (2.482 milhões de euros).

A SFO considera que este empréstimo foi usado para comprar, direta ou indiretamente, ações do Barclays, e acusou o grupo britânico de "assistência financeira ilegal".

O Barclays, por sua vez, disse que "o Barclays PLC e Barclays Bank querem apenas defender-se dos encargos que tenham" decorrentes das operações realizadas em 2008.

Em junho passado, o SFO considerou que os encargos referidos pelo Barclays estão relacionados com acordos de investimento para reforçar o capital do Barclays Plc, bem como com o empréstimo de 2.200 milhões de euros.

Os acordos envolveram também o Challenger Universal, um veículo de investimento ligado, na altura, ao primeiro-ministro do Qatar, Hamad bin Jassim bin Jabr al-Thani.

O Barclays tem uma licença bancária que lhe permite operar em diferentes países e, se for considerado culpado de fraude, poderá vir a perder essa autorização.

JS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.