Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Barclays acusado de fraude nas relações comerciais com investidores do Qatar

| Economia
Porto Canal com Lusa

Londres, 12 fev (Lusa) -- O Gabinete de Luta contra a Fraude do Reino Unido (SFO) acusou hoje o Barclays de "assistência financeira ilegal" nas relações comerciais com investidores do Qatar, em 2008.

Nesse ano, aquando da nacionalização dos bancos britânicos, Lloys Banking Group e Royal Bank Of Scotlands, o Barclays contraiu um empréstimo de 12.000 milhões de libras (13,6 mil milhões de euros) à Qatar Holdings, detida unicamente pelo Estado do Qatar, o que lhe permitiu não ser resgatado.

O Barclays, destes 12 mil milhões de libras e ainda em 2008, acabou por fazer um empréstimo à Qatar Holding no valor de 2.200 milhões de libras (2.482 milhões de euros).

A SFO considera que este empréstimo foi usado para comprar, direta ou indiretamente, ações do Barclays, e acusou o grupo britânico de "assistência financeira ilegal".

O Barclays, por sua vez, disse que "o Barclays PLC e Barclays Bank querem apenas defender-se dos encargos que tenham" decorrentes das operações realizadas em 2008.

Em junho passado, o SFO considerou que os encargos referidos pelo Barclays estão relacionados com acordos de investimento para reforçar o capital do Barclays Plc, bem como com o empréstimo de 2.200 milhões de euros.

Os acordos envolveram também o Challenger Universal, um veículo de investimento ligado, na altura, ao primeiro-ministro do Qatar, Hamad bin Jassim bin Jabr al-Thani.

O Barclays tem uma licença bancária que lhe permite operar em diferentes países e, se for considerado culpado de fraude, poderá vir a perder essa autorização.

JS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Empresa têxtil de Barcelos quer entrar na Ricon

A Valérius Textêis, uma empresa de Barcelos, poderá adquirir uma unidade de produção da Ricon, que entrou em insolvência. Os responsáveis da Valérius Textêis estarão ao que tudo indica interessados em aproveitar alguns trabalhadores e material da Ricon para expandir o negócio.

Tripulantes de cabine da Ryanair marcam greve para 29 de março, 01 e 04 de abril

Os tripulantes de cabine da Ryanair anunciaram hoje que vão estar em greve nos dias 29 de março, 01 e 04 de abril, exigindo o cumprimento da legislação laboral.

Desemprego registado cai 16% em janeiro em termos homólogos e sobe 2,9% face a dezembro

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 16% em janeiro, face a igual mês de 2017, para 415.539 pessoas, subindo 2,9% (11.768) face ao mês anterior, segundo dados divulgados esta quarta-feira pelo IEFP.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.