Faturação no setor dos serviços cresce 5,9% no ano passado

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 fev (Lusa) -- O índice de volume de negócios nos serviços subiu 5,9% no ano passado, mais 4,5 pontos percentuais do que em 2016, registando-se também aumentos no emprego e nas remunerações, informou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, "no conjunto do ano 2017, o índice de volume de negócios nos serviços cresceu 5,9%, taxa superior em 4,5 pontos percentuais à do ano anterior".

Esta entidade especifica que as áreas que mais influenciaram esta variação foram a do comércio por grosso e a da reparação de veículos (automóveis e motociclos) e transportes e armazenamento.

Também tendo em conta todo o desempenho do ano passado nos serviços, o emprego teve uma taxa de variação média de 3,8%, semelhante à das remunerações, que se situou em 4%.

As horas trabalhadas também aumentaram 3,4%.

O INE aponta que, em 2016, estas taxas se fixaram em 1,6%, 2,2% e 0,5%, respetivamente.

Em termos homólogos, a faturação no setor dos serviços registou, no último trimestre do ano passado, um acréscimo de 5,5% face ao mesmo período de 2016.

Por seu lado, os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas -- ajustados aos efeitos de calendário -- tiveram, no último trimestre de 2017, variações homólogas de 4,0%, 4,9% e 4,7%, respetivamente.

ANE // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.