Ordem dos Médicos do Sul exige esclarecimentos sobre Prova Nacional de Seriação

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 fev (Lusa) -- O Conselho Regional Sul da Ordem dos Médicos manifestou hoje preocupação com o Concurso de Internato Médico, exigindo esclarecimentos sobre a Prova Nacional de Seriação (PNS), efetuada em novembro de 2017.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Conselho refere que chegaram à Ordem dos Médicos relatos de contactos efetuados pela Administração Central de Sistemas de Saúde (ACSS) junto dos candidatos que realizaram a PNS em 2017, no sentido de "averiguar e confirmar respostas dadas na mesma prova".

"Da informação recolhida, os contactos efetuados visavam aferir a intenção de correção de respostas em casos de respostas rasuradas pelos candidatos", salienta o documento.

O Conselho Regional Sul frisa que o Concurso de Internato Médico apresenta uma calendarização própria, com prazos legais a cumprir.

"Tanto a prova A, como a prova B têm a sua chave provisória de resposta publicada online, tendo terminado o período para as reclamações de perguntas da PNS. Por outro lado, as regras são claras e expressas no enunciado da PNS, sendo a correção da mesma efetuada por um processo de leitura ótica. Este processo garante a manutenção de confidencialidade e isenção da prova", explica.

O Conselho Regional Sul garante que vai exigir esclarecimentos junto das entidades competentes para saber se a ACSS realizou efetivamente algum contacto com os candidatos deste concurso e se foram questionadas "intenções de resposta em situações de respostas dúbias".

O conselho quer ainda saber de que forma se enquadra este tipo de atuação e com que finalidade.

"O Conselho Regional Sul reitera, uma vez mais, que realizará todos os esforços necessários para o total cumprimento da legislação referente ao Concurso de Internato Médico, defendendo o superior interesse dos Médicos Internos e da transparência inerente a qualquer tipo de procedimento concursal", conclui.

AJO // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).