Passos diz que desejo de saída à irlandesa do PS "soa a falso"

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 09 jan (Lusa) - O primeiro-ministro disse hoje que "soa a falso" o PS desejar que Portugal cumpra o programa de ajustamento como a Irlanda, e, ao mesmo tempo, reclamar o incumprimento das metas do défice.

Passos Coelho, que falava à margem de doutoramentos honoris causa da Universidade de Aveiro, referia-se ao pedido de fiscalização sucessiva do PS ao Tribunal Constitucional sobre o Orçamento do Estado, hoje concretizado.

"Era importante que o PS, que discorda das medidas que estão contidas no Orçamento do Estado em vigor, dissesse quais as medidas alternativas que defende. Quando esse exercício não é feito, soa a falso dizer que se tem a expectativa de que Portugal possa fechar o programa com sucesso, e de preferência como a Irlanda como diz o PS", disse.

Segundo Passos Coelho, "os próximos cinco meses são decisivos para encerrar o programa de ajustamento sem percalços", mas "o Tribunal Constitucional avaliará as matérias que lhe forem submetidas e o Governo não deixará de respeitar" as suas decisões.

"O que é importante sublinhar é que o caminho que vimos fazendo é aquele que fomos acordando com os nossos parceiros europeus e com o Fundo monetário Internacional. Uma vez que, para este ano, nos comprometemos com uma meta para o défice de 4%, de cada vez que houver alguma medida que nos afaste desse objetivo por alguma dificuldade ou imprevisto, devemos ter medidas alternativas que permitam alcançar esse objetivo", comentou.

O primeiro-ministro disse, ainda, "lamentar profundamente que durante este período o Partido Socialista não possa dar um contributo positivo para que se chegue ao fim do programa cumprindo as metas do défice.

"Admitimos que há mais do que um caminho para chegar ao mesmo destino, mas neste caso, em termos de contas públicas, o destino é atingir um défice 4%. Depende disso concluir com sucesso o programa de ajustamento e ter a 'troika' a avaliar positivamente o nosso desempenho", reforçou.

MSO // SMA

Lusa / Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.