Quase 400 pessoas atendidas no pavilhão da Graça desde segunda-feira

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 fev (Lusa) -- Quase 400 pessoas foram atendidas desde segunda-feira no centro de acolhimento para sem-abrigo instalado devido ao frio pela Câmara de Lisboa no pavilhão desportivo da Graça, disse à Lusa o vereador da Educação e Direitos Sociais.

Segundo Ricardo Robles, foram servidas no Pavilhão Municipal Manuel Castelbranco, na Graça, "cerca de 1.000 refeições, facultados 140 banhos na zona de balneários e distribuídas 1.700 peças de roupa".

"Houve ainda vários encaminhamentos para alojamento e alguns para hospitais, nomeadamente cinco pessoas que tiveram necessidade de atendimento hospitalar", acrescentou o autarca, explicando que num dos casos a pessoa tinha um índice de diabetes de risco.

A autarquia instalou este centro de acolhimento no pavilhão da Graça por causa das baixas temperaturas que se fizeram sentir sobretudo até hoje, com valores mínimos a rondar os 3 graus em Lisboa.

Uma vez que a previsão meteorológica aponta para uma pequena subida das temperaturas mínimas, o plano de contingência entra numa outra fase, durante a qual o centro será desativado neste pavilhão e será reforçada a distribuição de comida e bebidas quentes pelas equipas de rua em Lisboa.

"A fase amarela vai ser suspensa hoje, passa a fase azul, com reforço de distribuição de comida e bebidas quentes na rua e o reforço das equipas de rua também com agasalhos e roupas quentes para manter o acompanhamento das pessoas em situação de sem-abrigo", explicou o vereador.

O plano de contingência da Câmara de Lisboa para proteger os sem-abrigo do frio tinha sido ativado às 19:00 de segunda-feira, com a abertura de um centro de apoio no pavilhão desportivo da Graça, com distribuição de roupa e agasalhos, refeições e a hipótese de quem quiser tomar ali banho.

SO // SB

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).