Governo vai criar grupo de trabalho para encontrar "medida duradoura" para sistemas de pensões

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 jan (Lusa) -- O Governo anunciou hoje que vai criar um grupo técnico de trabalho para encontrar uma "medida duradoura" para os sistemas de pensões, que "complemente as reformas estruturais" já adotadas.

"Será criado um grupo técnico com responsabilidade de produzir - à luz dos critérios que foram definidos no acórdão do Tribunal Constitucional [TC] - uma medida duradoura nos sistemas de pensões que complemente as reformas estruturais que o Governo já adotou", afirmou o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros de hoje.

Sem se comprometer com uma data para a criação deste grupo de trabalho, o governante afirmou que a unidade vai ser coordenada pelo secretário de Estado Administração Pública, José Leite Martins, que será coadjuvado pelo secretário de Estado da Segurança Social, Agostinho Branquinho.

O grupo de trabalho vai ainda juntar técnicos da Caixa Geral de Aposentações e da Segurança Social, bem como especialistas em Segurança Social e Direito Constitucional. Entre os nomes já avançados por Pedro Mota Soares estão os de Vieira de Andrade, Francisco Ribeiro Mendes, João Bravo, João Loureiro e Margarida Corrêa de Aguiar.

Também a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou que as propostas do Governo hoje aprovadas (as alterações à Contribuição Extraordinária de Solidariedade e o aumento na ADSE) pretendem "assegurar o cumprimento das metas para 2014", mas sublinhou que o executivo pretende "explorar a abertura" que considera existir no acórdão do Tribunal Constitucional.

"O Governo continua empenhado em explorar a abertura que entendemos encontrar no acórdão do TC relativamente à definição de uma solução duradoura relativamente à questão das pensões", disse Maria Luís Albuquerque.

Segundo a governante, o Governo vai "em breve apresentar uma proposta neste sentido que se destinará a substituir medidas transitórias por medidas duradouras".

ND/IEL // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.