Câmara de Cinfães contra encerramento de serviço de Finanças

| Norte
Porto Canal / Agências

Cinfães, 09 jan (Lusa) -- A Câmara de Cinfães anunciou hoje a aprovação de uma moção contra a possibilidade de encerramento do serviço de Finanças, por considerar que terá "consequências irreparáveis" para a população e para a economia local.

Segundo o presidente da Câmara de Cinfães, Armando Mourisco (PS), "a maioria das pessoas recorrem ao balcão do serviço local de finanças para cumprir as suas obrigações fiscais, o que se comprova pelo facto de este serviço ser o quarto maior a cobrar impostos no distrito de Viseu".

O autarca lamentou que os critérios e argumentos para encerrar este serviço nunca tenham sido discutidos com o município, que representa os cidadãos e presta serviço público de proximidade.

Recusando-se a aceitar o fecho de serviços públicos neste concelho do Norte do distrito de Viseu, Armando Mourisco garantiu que tudo fará para impedir que se concretize o que estará previsto no Plano de Redução e Melhoria da Administração Central (PREMAC).

"O encerramento de serviços públicos, a redução contínua do investimento neste concelho, que já é o segundo a nível nacional com a maior taxa de desemprego, irá agravar o fosso que nos separa dos concelhos do litoral, contribuindo decisivamente para a sua desertificação e comprometendo os princípios da coesão nacional e territorial", alertou.

Na moção, o executivo refere também que o concelho "não tem qualquer ligação rápida aos grandes centros, está servido por uma rede viária deficitária e sinuosa" e fica situado a 82 quilómetros do Porto, 71 de Viseu e 50 de Penafiel.

Usando argumentos idênticos, também a Assembleia Municipal de Cinfães aprovou, por unanimidade, uma moção de repúdio contra o encerramento do serviço de Finanças.

As moções foram remetidas à Assembleia da República, aos grupos parlamentares, ao primeiro-ministro, à Direção-Geral de Finanças, à Direção Distrital de Finanças de Viseu e ao Serviço de Finanças de Cinfães.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.