Forte momento cíclico pode provocar novas surpresas económicas positivas, BCE

| Economia
Porto Canal com Lusa

Frankfurt, Alemanha, 08 fev (Lusa) - O Banco Central Europeu (BCE) considera que o forte momento cíclico da economia da zona euro pode provocar novas surpresas positivas nos indicadores de crescimento a curto prazo, segundo indica no boletim económico da entidade publicado hoje.

O boletim sublinha que a última informação disponível confirma um "forte ritmo de expansão económica" na zona euro, "que se acelerou mais do que o esperado na segunda metade de 2017".

A entidade também indica que o robusto crescimento, a atual redução da inatividade económica e o incremento na utilização das capacidades "continuam a reforçar a confiança" do conselho de governadores do BCE no sentido de que a inflação vai convergir para o objetivo, ligeiramente abaixo de 2%.

O boletim afirma que "o forte momento cíclico atual pode levar a mais surpresas positivas de crescimento a curto prazo" e sublinha que os riscos "estão amplamente equilibrados" e continuam a estar relacionados principalmente com fatores globais, incluindo a evolução dos mercados de câmbios.

Reitera que a apreciação do euro face ao dólar e a recente volatilidade na taxa de câmbio representa "uma fonte de incerteza" que precisa de ser monitorizada com as possíveis implicações sobre a estabilidade dos preços a médio prazo.

O BCE sublinha que a análise económica baseada nos últimos dados e inquéritos reflete uma continuação do "forte e generalizado 'momentum'" de crescimento na mudança do ano.

O consumo privado está apoiado pelo crescimento do emprego, que por outro lado está a beneficiar das recentes reformas do mercado laboral, bem como de um aumento de bem-estar das famílias.

O investimento continua a reforçar-se graças às condições financeiras muito favoráveis, aumentando os lucros das empresas e uma procura sólida, adianta.

A generalizada expansão económica está a impulsionar as exportações da zona euro, refere o BCE.

O boletim considera que a inflação homóloga - que em dezembro foi de 1,4% e em novembro de 1,5% - "deverá situar-se provavelmente naqueles níveis nos próximos meses" se os preços do petróleo se mantiverem nos atuais níveis.

A inflação subjacente - que exclui os preços dos alimentos frescos e da energia - "permanece moderada e deve ainda mostrar sinais convincentes de uma tendência para a alta sustentada".

O BCE prevê que as duas inflações cresçam gradualmente a médio prazo apoiadas pelas medidas de política monetária adotadas e pelo crescimento dos salários.

A recuperação do crescimento do crédito ao setor privado continua, sustentada pelo acréscimo da procura e a suavização das regras da concessão de crédito, especialmente para as famílias.

O BCE também defende que os custos do crédito para as empresas não financeiras da zona euro continuam a ser favoráveis com as taxas de juro dos seus empréstimos bancários perto do nível mínimo histórico.

MC // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.