Adere-Minho vai certificar cavaquinhos e violas braguesas "made in" Braga

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Verde, 09 jan (Lusa) - A Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho (Adere-Minho) deverá começar em 2015 a certificar cavaquinhos e violas braguesas, dois instrumentos "com raízes" em Braga, informou hoje a diretora-geral daquele organismo.

Segundo Teresa Costa, o processo para a certificação daqueles instrumentos passará, numa fase inicial, por estudos que demorarão cerca de nove meses.

"É um trabalho muito minucioso, que tem de ser muito bem fundamentado", explicou à Lusa.

Segue-se o registo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial e todos os restantes passos necessários para a formalização da certificação.

A Adere-Minho já certifica cinco produtos artesanais da região, designadamente os lenços de namorados, a olaria de Barcelos, o figurado de Barcelos e os bordados de Guimarães e de Viana do Castelo.

Em termos de lenços de namorados, já foram certificados 4.500, uma marca que Teresa Costa rotula de "muito significativa".

"Os lenços são certificados um a um. Quem os faz trá-los à Adere-Minho e nós examinamo-los criteriosamente, para ver se cumprem os requisitos para terem direito ao selo de qualidade", explicou.

Com sede em Vila Verde, a Adere-Minho foi criada em 1990 com a missão de fomentar o desenvolvimento integrado da região, tendo-se entretanto tornado num organismo certificador.

Teresa Costa sublinhou que o objetivo da certificação é dignificar o que é "genuinamente" da região e salvaguardar e valorizar o trabalho dos artesãos.

"Simultaneamente, evita-se que o consumidor compre gato por lebre", rematou.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.