Governo altera Regulamento de Gestão do Fundo de Certificados de Reforma

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 07 fev (Lusa) -- O Governo alterou o Regulamento de Gestão do Fundo de Certificados de Reforma, substituindo o critério de notação dos bancos por agências de 'rating' pela sujeição das instituições bancárias às normas regulatórias na União Europeia.

Nos termos da portaria n.º 44/2018, hoje publicada em Diário da República, a alteração e aditamento ao Regulamento de Gestão do Fundo de Certificados de Reforma justifica-se "atendendo a toda a recente alteração do enquadramento jurídico regulatório do setor bancário, que tem vindo a ser reforçado pelas instituições europeias, mormente, pelo Banco Central Europeu".

"Entende-se que o critério de notação dos bancos por agências de 'rating' deve ser substituído pela sujeição das instituições bancárias às normas regulatórias previstas no direito da União Europeia, bem como a normas regulatórias tão ou mais exigentes do que aquelas", lê-se no texto da portaria, assinada pela secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Gaspar Joaquim.

Criados pelo Decreto-Lei n.º 26/2008, de 22 de fevereiro, o Regime Público de Capitalização e o respetivo Fundo de Certificados de Reforma (FCR) têm como objetivo "o fomento à poupança, com gestão pública, destinada ao momento em que os cidadãos passem à condição de pensionistas e de aposentados por velhice ou por incapacidade absoluta e permanente".

O investimento do património do FCR está sujeito às regras definidas no seu regulamento de gestão, aprovado pela Portaria n.º 212/2008, de 29 de fevereiro.

PD // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.