Bolsa de Lisboa em alta com Pharol a subir 13,21% para 0,24 euros

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 fev (Lusa) -- A bolsa de Lisboa estava hoje a negociar em alta, com as ações da Pharol a subirem 13,21% para 0,24 euros.

Cerca das 09:00 em Lisboa, o principal índice, o PSI20, com 18 títulos, estava a avançar 1,38% para 5.399,78 pontos, com 13 'papéis' a valorizarem-se, dois a descerem e três inalterados (Corticeira Amorim, Novabase e Ibersol).

A Pharol, principal acionista da Oi, anunciou num comunicado na terça-feira que os credores da Oi têm até ao próximo dia 26 para escolherem as opções de pagamento, no âmbito do plano de recuperação judicial, cuja homologação por um tribunal do Estado do Rio de Janeiro (Brasil) foi publicada segunda-feira.

Segundo o comunicado da Oi, com esta publicação "terá início o prazo de 20 dias, isto é, de 00:00 de 06 de fevereiro de 2018 até às 23:59 de 26 de fevereiro de 2018, para que os credores das recuperadas possam escolher entre as opções de pagamento de seus respetivos créditos, na forma previstas no Plano".

A portuguesa Pharol quer manter a realização de uma assembleia-geral (AG) extraordinária da Oi na quarta-feira, a mesma que a empresa de telecomunicações brasileira anunciou o cancelamento na sexta-feira.

Segundo defende a Pharol, a AG extraordinária terá na sua ordem de trabalhos temas relevantes, razão pela qual "exorta os acionistas da Oi a participarem da referida asssembleia e das eventuais deliberações das matérias incluídas nela tratadas".

A Oi, na qual a portuguesa Pharol é acionista de referência com 27% das ações, esteve num processo de fusão com a Portugal Telecom, que nunca se concretizou.

Além das ações da Pharol, as do BCP e da Sonae Capital eram outras das que mais subiam, estando a valorizarem-se 3,25% para 0,302 euros e 2,17% para 1,038 euros, respetivamente.

Em sentido contrário, as ações dos CTT e da Jerónimo Martins eram as únicas que desciam, designadamente 3,25% para 3,336 euros e 0,27% para 16,415 euros.

Na Europa, as principais bolsas estavam hoje em alta, com os investidores à espera que o conselho de supervisão do Banco Central europeu (BCE) apresente a situação dos bancos que a entidade supervisiona e a Comissão Europeia anuncie as previsões sobre a evolução da economia durante este ano nos países da União Europeia (UE)).

Hoje também termina o prazo para os países apresentarem candidatos para a vice-presidência do BCE, um processo em que Espanha tem previsto participar, depois de Dublin já ter apresentado oficialmente um candidato.

Em 31 de janeiro, Dublin confirmou que o governador do Banco Central Irlandês (ICB), Philip Lane, foi proposto para ocupar a vice-presidência do BCE.

O ministro das Finanças irlandês, Paschal Donohoe, assegurou que Lane tem uma trajetória "extraordinária" no terreno da política económica e financeira, convertendo-o no candidato "ideal" ao cargo.

Donohoe destacou que esta candidatura recebeu o apoio dos restantes ministros da zona euro, que lançaram na última semana de janeiro este processo de seleção para designar o próximo "número dois" do BCE, em substituição de Vítor Constâncio.

Em Nova Iorque, a bolsa de Wall Street terminou em alta, com o Dow Jones a subir 2,33% para 24.912,77 pontos, depois de ter subido em 26 de janeiro até aos 26.616,71 pontos, atual máximo desde que foi criado em 1896, e o Nasdaq a avançar 2,13% para 7.115,88 pontos, depois de ter subido também em 26 de janeiro até aos 7.505,77 pontos, atual máximo de sempre.

A nível cambial, o euro abriu em alta no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,2395 dólares, contra 1,2344 dólares no encerramento na terça-feira.

O barril de petróleo Brent, para entrega em abril, abriu hoje em alta, a cotar-se a 67,43 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 0,91% do que no encerramento da sessão anterior.

Em 15 de janeiro, o preço do barril de petróleo Brent terminou pela primeira vez desde dezembro de 2014 acima da barreira dos 70 dólares.

MC (PL/DF/ANE) // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.