António Costa assume que Portugal discorda de Bruxelas sobre legislação laboral

| Economia
Porto Canal com Lusa

Madrid, 06 fev (Lusa) -- O primeiro-ministro, António Costa, assumiu hoje, em Madrid, que Portugal "não partilha" o ponto de vista da Comissão Europeia, que aconselha o país a reduzir o "excesso de proteção" dos trabalhadores nos quadros, contratos permanentes ou efetivos.

"Não é um ponto de vista que nós partilhemos com a Comissão" [Europeia], disse António Costa aos jornalistas, à margem da sessão inaugural de uma exposição sobre o poeta Fernando Pessoa no museu Rainha Sofia, na capital espanhola.

A Comissão Europeia continua a pressionar Portugal e Espanha para reduzirem o "excesso de proteção" dos trabalhadores nos quadros, contratos permanentes ou efetivos.

"Há espaço para ir mais longe em reformas que reduzam a proteção laboral excessiva nos contratos permanentes em países como Portugal e Espanha", de acordo com num estudo da Direção-Geral para os Assuntos Económicos e Financeiros, hoje divulgado pelo DN.

Para o primeiro-ministro, a legislação laboral portuguesa "tem revelado um bom comportamento e a melhor forma de demonstrar são os números que têm saído relativamente ao desemprego", que passou de 12,6% há dois anos para os atuais cerca de 8%.

"Tem-se demonstrado que a legislação laboral não é um entrave ao crescimento do emprego", insistiu António Costa, acrescentando que o aumento em 15 % do salário mínimo nacional nos últimos três anos "também não foi um entrave ao crescimento do emprego".

O chefe do Governo sublinhou que "as empresas têm vindo a perceber" que se querem ter mão-de-obra qualificada "têm de investir na formação e não podem ter emprego assente na precariedade".

"Essa ideia de que nós seremos mais produtivos e mais competitivos esmagando a salários e destruindo direitos é uma ideia errada e não faz parte do mundo de hoje", disse António Costa, avançando que "o grande desígnio para este ano" é ter "melhor emprego" depois de o país já ter conseguido "mais emprego".

FPB // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.