Costa reunido com Rajoy num ambiente "excelente e amigável"

| Política
Porto Canal com Lusa

Madrid, 06 fev (Lusa) -- Os chefes dos Governos português e espanhol, António Costa e Mariano Rajoy, passaram hoje em revista matérias da atualidade bilateral e europeia num almoço de trabalho, hoje em Madrid, que decorreu num ambiente "excelente e amigável".

Fonte do gabinete do primeiro-ministro português salientou o "bom entendimento" e as "relações muito fluidas" entre os dois governantes, apesar de pertencerem a famílias políticas distintas.

António Costa (socialista) e Mariano Rajoy (direita) tiveram um almoço de trabalho na residência oficial do Governo espanhol, Palácio da Moncloa, que durou mais de duas horas, antes de o primeiro-ministro português inaugurar hoje ao fim da tarde, no museu Rainha Sofia, na capital espanhola, uma exposição sobre o poeta Fernando Pessoa.

Entre os temas tratados, os dois governantes fizeram o ponto da situação das decisões tomadas na última cimeira entre os dois países e prepararam a próxima, que se deve realizar no segundo semestre de 2018.

Costa e Rajoy também prepararam a visita de Estado que o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, deverá fazer a Espanha ainda durante o primeiro semestre de 2018.

Destaque ainda para a preparação de uma cimeira tripartida entre Portugal, Espanha e França, consagrada às interligações elétricas, que Lisboa vai organizar nos próximos meses, também sem data marcada.

No que diz respeito a questões europeias, os chefes dos executivos dos dois países da Península Ibérica trataram da cimeira informal dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia, que se reúnem a 23 de fevereiro próximo em Bruxelas.

António Costa inaugura ao fim da tarde a exposição "Pessoa. Toda a arte é uma forma de literatura" que poderá ser visitada no museu Rainha Sofia de 07 de fevereiro até 07 de maio.

Partindo da obra literária do poeta e escritor português, a exposição vai reunir várias obras de artistas portugueses, relacionadas com as principais correntes estéticas de Portugal desde os inícios do século XX até 1935.

FPB // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.