Preços na OCDE abrandam uma décima em dezembro para 2,3%

| Economia
Porto Canal com Lusa

Paris, 06 fev (Lusa) -- A taxa de inflação homóloga nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) desceu uma décima em dezembro face a novembro, para 2,3%, devido ao abrandamento dos preços da energia.

De acordo com os dados divulgados hoje pela OCDE, este "ligeiro abrandamento da taxa de inflação homóloga foi sobretudo motivado pelo comportamento dos preços da energia, que evoluíram a um ritmo mais lento em dezembro (6,2%) do que em novembro (7,8%).

Já os preços da alimentação aceleraram dos 2,0% de novembro para 2,2% em dezembro.

Excluindo estas duas componentes mais voláteis (alimentação e energia), a taxa de inflação média nos países da OCDE acelerou "ligeiramente" de 1,8% em novembro para 1,9% em dezembro.

Segundo a OCDE, entre as sete maiores economias (G7) a inflação anual manteve-se nos 1,9% em dezembro e, na zona euro, a inflação abrandou para 1,4% (1,5% em novembro).

No conjunto da União Europeia, a inflação homóloga média situou-se nos 1,7%, abaixo dos 1,8% de novembro.

Em Portugal, a inflação homóloga de dezembro foi de 1,5%.

PD // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.