Médicos escrevem carta a ministro da Saúde em protesto por atraso na colocação

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 fev (Lusa) -- Um grupo de médicos recém-especializados em Medicina Geral e Familiar que aguarda colocação há quatro meses escreveu uma carta aberta ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, a protestar contra a situação e tenciona entregar-lha hoje.

"O grupo de médicos Recém-Especialistas em Medicina Geral e Familiar que a 16 de outubro de 2017 concluiu um longo e exigente percurso formativo encontra-se desde então a aguardar a publicação do concurso de colocação 'sine die'", lê-se no documento.

Os 36 signatários da carta questionam o ministro sobre a razão de tal demora, quando "milhares de portugueses de todas as faixas etárias continuam à espera de ter um médico de família".

Interrogam-se também sobre a razão pela qual "o Estado privilegia e aumenta a subcontratação de médicos sem especialidade através de empresas, a custos avultados e muito superiores", enquanto eles continuam a ser remunerados como internos da especialidade.

Uma vez que "a 10 de janeiro de 2018, o Sr. ministro da Saúde disse na Assembleia da República que o concurso seria 'lançado dentro de dias'" e que já passaram "várias semanas desta declaração", estes médicos especialistas instam-no a marcar "uma data concreta e breve" para a abertura do concurso em causa.

O grupo indica ainda que esta carta aberta será hoje entregue "por recém-especialistas da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, às 16:00, na sede da ARS Norte, e por recém-especialistas da ARS Centro, às 14:30, na sede da ARS Centro".

"[A carta será entregue] ao excelentíssimo Senhor Ministro da Saúde 'por mão própria' tão cedo quanto possível, já que não acedeu ao nosso pedido de entrega do referido documento pessoalmente", referem ainda.

ANC // SB

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.