Misericórdia do Porto ativa plano de apoio aos sem-abrigo devido ao frio

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 05 fev (Lusa) - A Misericórdia do Porto ativou hoje um "programa de apoio" aos sem-abrigo devido à "vaga de frio que se avizinha", disponibilizando até sexta-feira, para acolhimento, dois dos seus equipamentos do concelho, revelou a instituição.

"Os equipamentos existentes na Casa da Rua - D. Lopo d'Almeida, no Centro Hospitalar Conde de Ferreira [rua de Costa Cabral] e no Centro de Alojamento Social - D. Manuel Martins [rua da Bouça, 158] estão disponíveis para receberem quem necessitar deles, fornecendo também refeições quentes e higiene pessoal", revela a instituição, em comunicado.

A Misericórdia do Porto acrescenta que este apoio "a pessoas sem alojamento" vai manter-se ativo até sexta-feira.

Quanto à Câmara do Porto, revelou no domingo que avaliava hoje a possibilidade de acionar o plano de contingência para os sem-abrigo devido ao frio, mas desde manhã que a Lusa tenta, sem sucesso, obter novas informações sobre o assunto.

Numa resposta enviada à Lusa no domingo, o gabinete de comunicação da autarquia afirmava que "a Proteção Civil, os bombeiros e a Ação Social estarão em permanente avaliação das condições climatéricas e acionarão, logo que se justifique, o plano de contingência para os sem-abrigo".

"Pelas previsões atuais, o plano será acionado amanhã [segunda-feira]. No entanto, amanhã de manhã será feita nova avaliação", acrescentava a resposta.

A mesma informação divulgada no domingo esclarecia que, em caso de situações climatéricas adversas, como frio extremo, "o antigo Hospital Joaquim Urbano, atualmente a funcionar como centro de acolhimento, está preparado para receber os sem-abrigo, prestando cuidados primários de saúde e fornecendo comida e bebidas quentes".

A autarquia salientava ainda no domingo que este ano, "com a colaboração do Exército, a capacidade de acolhimento será reforçada com camas suplementares".

De acordo com a mesma resposta, a câmara indicava que também "as estações de metro do Bolhão e da Casa Música são abertas durante a noite para dar abrigo e minorar as condições adversas provocadas pelo frio".

"Na rua, durante a noite, as equipas de ação social irão distribuir cobertores e bebidas quentes", concluiu a Câmara do Porto.

Portugal continental terá, durante esta semana, temperaturas mais baixas, podendo chegar aos sete graus negativos, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que coloca vários distritos sob aviso amarelo a partir desta noite.

O IPMA chama a atenção para temperaturas especialmente baixas entre terça e quinta-feira, com as mínimas a poderem chegar a sete graus negativos em locais do interior norte e centro.

ACG (JAP) // LIL

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.