Caldeira Cabral e Isabel dos Santos inauguram hoje nova fábrica da Efacec

| Norte
Porto Canal com Lusa

Maia, Porto, 05 fev (Lusa) -- A nova unidade industrial de mobilidade elétrica da Efacec, na Maia, é hoje inaugurada pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e a acionista maioritária da empresa, Isabel dos Santos.

Construída no complexo fabril do grupo português na Maia, a nova unidade industrial vai permitir aumentar a capacidade anual de produção de carregadores rápidos para veículos elétricos, segmento no qual a Efacec reclama a liderança mundial.

O objetivo da empresa liderada por Ângelo Ramalho é triplicar o peso da mobilidade elétrica na atividade da Efacec, sendo a meta atingir os 100 milhões de euros em três anos e, em termos de emprego associado a este segmento, passar dos atuais 112 para cerca de 200 colaboradores entre o final deste ano e a primeira metade do próximo.

Detida em 66% pela Winterfell, sociedade que é controlada pela empresária angolana Isabel dos Santos, a Efacec emprega atualmente cerca de 2.300 trabalhadores e, na área da mobilidade elétrica, está presente em mais de 40 países dos cinco continentes.

A cerimónia de inauguração contará ainda com representantes de marcas automóveis e dos principais operadores europeus de mobilidade elétrica, sendo seguida, à tarde, pela iniciativa "Plug in Talks", um espaço de debate do futuro da mobilidade elétrica.

O Global Business Development Director (Diretor de desenvolvimento de negócio global) da Efacec recordou, em declarações recentes à Lusa, as inovações que a empresa tem realizado no setor da mobilidade elétrica, como a carga 'wireless', com um sensor a permitir carregar, sem fios, as "baterias dentro do próprio carregador" e os carregadores para autocarros.

Atualmente, disse à Lusa Duarte Ferreira, a Efacec vende a empresas como a Porshe e a Eletrify America (um "projeto de eletrificação de autoestradas americanas") e conta com uma "unidade em franco crescimento, com objetivos muito ambiciosos: ter a três anos 100 milhões de euros de faturação".

"Estamos a falar de multiplicar por cinco o tamanho que temos hoje. É um por cinco. Estou certo de que com o ritmo de inovação que temos, com as novas armas que temos a nível fabril e com tudo o que tenho visto, a Efacec consegue ser um 'player' totalmente português pioneiro a nível nacional" na mobilidade, concluiu.

A Efacec designa o conjunto das empresas que hoje se constituem como a Efacec Power Solutions e foi criada em 1948, operando nos setores da energia, da engenharia e da mobilidade.

PD/SP // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.