PSD diz que segundo resgate tem “probabilidade extraordinariamente reduzida”

| Política
Porto Canal

O deputado do PSD Miguel Frasquilho mostrou-se hoje animado com os dados sobre a colocação de dívida portuguesa a cinco anos nos mercados e afirmou que um eventual segundo resgate "tem uma probabilidade extraordinariamente reduzida de acontecer".

"Pensamos que há um fator que, neste momento, tem uma probabilidade extraordinariamente reduzida de acontecer - pensamos mesmo que não vai acontecer -, um segundo resgate. A forma de saída do programa será, portanto, positiva. Veremos, quando estivermos mais próximos, se será necessário um programa cautelar ou não", disse, nos Passos Perdidos do Parlamento.

O parlamentar social-democrata congratulou-se com a procura de nove mil milhões de euros e os juros mais baixos do que inicialmente previsto. A operação para colocar dívida na linha de Obrigações do Tesouro, que vence em junho de 2019, foi anunciada quarta-feira e lançada hoje, realizada pelo sindicato bancário composto pela Caixa BI, Barclays, Goldman Sachs, HSBC, Morgan Stanley e Société Generale.

"Sabe-se que, na colocação de dívida desta manhã, a um prazo de cinco anos, a procura excedeu largamente a oferta - terá sido cerca de três vezes superior -, o juro andará na casa dos 4,6% e o diferencial para as taxas alemãs está a um nível bastante inferior ao que tínhamos quando houve o pedido de resgate, em 2011", salientou.

As condições anunciadas aos operadores não davam tamanho indicativo para quando Portugal pretendia arrecadar com a operação, mas indicavam uma taxa de juro de 340 pontos base acima da taxa base do mercado para a dívida a cinco anos.

"Esperamos que as notícias possam continuar a ser positivas nos próximos meses e que permitam a Portugal fechar da maneira que todos desejamos fechar o programa de ajustamento, que terminará em maio de 2014", desejou Frasquilho.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.