Holandês "O Professor Sapo" vence prémio de melhor longa-metragem do IndieJúnior

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 04 fev (Lusa) -- A produção holandesa "O Professor Sapo", de Anna van der Heide, venceu o grande prémio do festival de cinema IndieJúnior para melhor longa-metragem, anunciou hoje a organização, que distinguiu "O Espaço que Resta" como melhor curta.

Em comunicado enviado à Lusa, a organização do segundo Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil IndieJúnior, que hoje termina no Porto, revelou que o júri da competição internacional decidiu ainda atribuir uma menção honrosa a "Realidade Oculta", de Kim Brand, também proveniente da Holanda.

Já o grande prémio do público foi para o russo "Quero Viver no Jardim Zoológico", de Evgenia Golubeva, enquanto o prémio escolas foi atribuído ao australiano "A Sra. McCutcheon", de John Sheedy.

O júri da competição internacional foi composto pela ilustradora Joana Estrela, pela programadora Manuela Lima e pelo realizador Paulo D'Alva.

"O Professor Sapo" conta a história de uma turma que descobre que o professor Frans "às vezes se transforma em sapo", como refere a sinopse da obra, segundo a qual "o novo e bastante rigoroso diretor da escola gostaria de ver o apaixonado, mas caótico Sr. Frans ir embora o mais rapidamente possível".

"O Espaço que Resta", de Max Porter, Ru Kuwahata, é um filme francês nomeado para o Óscar de melhor curta-metragem de animação, com a duração de seis minutos, que "mostra como arrumar bem as coisas na mala de viagem mas também um pouco mais entre a relação entre um pai e um filho".

A segunda edição do IndieJúnior teve início no dia 30 de janeiro e, ao longo de uma semana, exibiu filmes dirigidos ao público infantil e juvenil em espaços como o Teatro Municipal Rivoli, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett e o Cinema Trindade.

TDI // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.