Portugal voltou hoje aos mercados devendo taxa de juro rondar os 4,75%

| Economia
Porto Canal

Portugal voltou hoje de manhã aos mercados pela primeira vez desde maio do ano passado, com uma emissão de dívida a cinco anos, devendo a taxa de juro situar-se perto dos 4,75%, antecipa a agência Bloomberg.

Citando fonte próxima do processo, a Bloomberg prevê que os títulos sejam colocados com um ‘spread’ de 335 pontos base e que a taxa de juro ronde o 4,75%, ao contrário do inicialmente previsto e que estimava um ‘spread’ de 340 pontos base.

A emissão de dívida está a decorrer hoje de manhã, depois da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, ter confirmado na quarta-feira que Portugal ía realizar “em breve” uma emissão de dívida a cinco anos, considerando que isso comprova o progresso já alcançado pelo país.

A agência Bloomberg já tinha avançado que Portugal mandatou um sindicato bancário composto pelos bancos Caixa BI, Barclays, Goldman Sachs, HSBC, Morgan Stanley e Société Generale para emitir dívida a cinco anos no futuro próximo, citando uma fonte conhecedora do processo que não quis ser identificada.

Cerca das 08:55 de hoje, os juros a dez anos estavam a ser negociados a 5,411%, abaixo dos 5,412% do encerramento de quarta-feira, um mínimo desde maio de 2013.

No prazo de cinco anos, os juros negociavam-se a 4,095%, acima dos 4,088% do encerramento de quarta-feira, um mínimo desde maio de 2013.

Os juros a dois anos também estavam a subir, a ser transacionados a 2,109%, depois de terem terminado a 2,096% na quarta-feira, um mínimo desde outubro de 2010.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.