Operação Lex: Juiz vai apresentar medidas de coação pelas 20:00

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 02 fev (Lusa) - Os interrogatórios aos arguidos detidos na Operação Lex terminaram às 19:30 de hoje, com a inquirição de Rita Figueira, ex-mulher do desembargador Rui Rangel, devendo o juiz instrutor do processo propor as medidas de coação às 20:00.

Segundo precisou o advogado de defesa António Pinto Pereira, tendo terminado cerca das 19:30 a inquirição da sua constituinte, Rita Figueira (a quinta arguida detida a ser ouvido), o juiz conselheiro Pires da Graça, instrutor do processo, decidiu fazer um pequeno intervalo até às 20:00, altura em que proporá as respetivas medidas de coação, cabendo ao Ministério Público e à defesa dos arguidos pronunciarem-se sobre as mesmas.

"Esperamos uma decisão ainda hoje", disse António Pinto Pereira aos jornalistas, à saída do Supremo Tribunal de Justiça, onde decorreu os interrogatórios dos cinco arguidos detidos no âmbito da Operação Lex.

A operação Lex, que tem pelo menos 12 arguidos, dos quais cinco estão detidos provisoriamente, está relacionada com branqueamento de capitais, fraude fiscal, tráfico de influências e corrupção/recebimento indevido de vantagens.

Entre os arguidos estão os juízes desembargadores Rui Rangel e Fátima Galante, Rita Figueira, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, o vice-presidente do clube Fernando Tavares e o ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol João Rodrigues.

Os interrogatórios judiciais dos cinco detidos começaram na quarta-feira ao início da noite no Supremo Tribunal de Justiça, onde o processo corre termos dado que envolve dois juízes desembargadores, e é dirigido pelo juiz conselheiro Pires da Graça.

Na operação, desencadeada na terça-feira, foram realizadas 33 buscas, das quais 20 domiciliárias, nomeadamente ao Sport Lisboa e Benfica, à casa de Luís Filipe Vieira e dos dois juízes e a três escritórios de advogados.

FP (FC/CC) // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.