Exportações aumentaram 7% e importações 3,7% - INE

Exportações aumentaram 7% e importações 3,7% - INE
| Economia
Porto Canal

As exportações portuguesas aumentaram 7,0% e as importações 3,7% no trimestre terminado em novembro de 2013, face ao mesmo período de 2012, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, esta evolução traduziu-se numa redução de 278,7 milhões de euros do défice da balança comercial e num aumento da taxa de cobertura de 2,6 pontos percentuais (p.p.), para 82,5%.

Considerando apenas o mês de novembro, as exportações de bens registaram um aumento homólogo de 7,2% e as importações de bens subiram 3,2% (o que compara com aumentos de, respetivamente, 4,5% e 3,9% em outubro de 2013).

O aumento das exportações em novembro resultou "sobretudo da evolução do comércio intra-UE [União Europeia]", generalizada a quase todos os grupos de produtos, mas particularmente nos combustíveis minerais", refere o INE.

Já a subida das importações refletiu o acréscimo no comércio intra-UE e generalizado à quase totalidade dos grupos de produtos (mas em especial nos veículos e outro material de transporte, produtos agrícolas e máquinas e aparelhos), que superou a diminuição no comércio extra-UE.

Em termos das variações mensais, o INE regista, em novembro de 2013, uma diminuição das exportações de 0,7% face a outubro, em resultado da evolução do comércio extra-UE, já que o comércio intra-UE registou um ligeiro aumento.

Quanto às importações, diminuíram 10%, devido principalmente à evolução do comércio extra-UE.

Analisando apenas o comércio intra-UE, de setembro a novembro de 2013 as exportações aumentaram 5,9% e as importações 4,2%, face ao período homólogo de 2012, a que corresponde um défice de 2.285 milhões de euros e uma taxa de cobertura de 79,2%.

No mês de novembro, as exportações aumentaram 6,6% face ao mês homólogo de 2012, refletindo a evolução generalizada a quase todos os grupos de produtos, mas em especial nos combustíveis minerais.

Já as importações aumentaram 6,2%, traduzindo também o acréscimo generalizado da quase totalidade dos grupos de produtos, mas particularmente veículos e outro material de transporte, produtos agrícolas e máquinas e aparelhos.

Em novembro face a outubro, as exportações aumentaram 1,0% e as importações diminuíram 3,8%.

Relativamente ao comércio extra-UE, no trimestre terminado em novembro de 2013 e face ao período homólogo de 2012 as exportações aumentaram 9,7% e as importações 2,2%, a que correspondeu um défice de 335,6 milhões de euros e uma taxa de cobertura de 91,6%.

De acordo com o INE, excluindo os combustíveis e lubrificantes, as exportações aumentaram 4,9% e as importações 3,7% em termos homólogos, tendo o saldo da balança comercial atingido um excedente de 1.349,8 milhões de euros, a que correspondeu uma taxa de cobertura de 179,3%.

Em novembro, as exportações para os países terceiros aumentaram 8,7% face ao mesmo mês de 2012 e as importações diminuíram 5,6%.

Relativamente a outubro, as exportações e importações com países terceiros diminuíram 4,7% e 25,9%, respetivamente.

O INE nota que, em novembro, as importações extra-UE registaram "o valor mais baixo do ano 2013", inferior ao das exportações extra-UE.

Numa análise por grandes categorias económicas, destaca-se no trimestre terminado em novembro de 2013 o acréscimo homólogo nas exportações de combustíveis e lubrificantes (mais 54,3%), devido aos produtos transformados, e, no que se refere às importações, o aumento de 11% no material de transporte e acessórios.

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.