Autarcas de Monção protestam na Galiza contra nova linha elétrica de alta tensão

| Norte
Porto Canal

Vários autarcas de Monção, entre Câmara e Juntas de Freguesia, anunciaram hoje que vão participar num protesto, na quinta-feira, em Santiago de Compostela, Galiza, contra uma nova ligação elétrica de alta tensão entre Espanha e Portugal.

Em causa está a construção de uma linha elétrica de 400 KV desde Fontefria, em território galego, e até à fronteira portuguesa, com o seu prolongamento à rede elétrica nacional, no âmbito da Rede Nacional de Transporte (RNT) operada pela empresa Rede Elétrica Nacional (REN).

O troço português, em consulta pública ambiental até 13 de fevereiro, prevê a construção desta linha através de oito dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo e ainda por Vila Nova de Famalicão, Barcelos (ambos do distrito de Braga, Vila do Conde e Póvoa de Varzim (os dois do distrito do Porto).

Uma associação galega autodesignada como de "afetados" pelo troço espanhol desta linha promove na quinta-feira, de manhã, um protesto pelas ruas da capital da Galiza, Santiago de Compostela, contra a sua construção.

Em comunicado, a Câmara de Monção anuncia que os autarcas locais estarão representados nesta manifestação, através da vereadora do pelouro das obras e urbanismo, Conceição Soares, e de vários presidentes de junta do concelho.

"Os promotores da manifestação consideram a linha de alta tensão, que terá continuidade em território português, prejudicial e nociva para a saúde pública, defendendo a alteração do trajeto que, adiantam, deve desenvolver-se em zonas desabitadas e longe das populações", refere a autarquia portuguesa, que se associa a estes argumentos.

Só no concelho de Monção o projeto "Eixo da RNT entre Vila do Conde, Vila Fria B e a Rede Elétrica de Espanha", abrange doze freguesias, algumas das quais de grande concentração populacional.

De acordo com o documento em Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) na Agência Portuguesa do Ambiente, o troço nacional deste projeto prevê a construção de duas novas linhas duplas trifásicas de 400 KV, atravessando, potencialmente, 121 freguesias.

Trata-se de um novo eixo de ligação entre a fronteira e o Porto que, ainda de acordo com o documento, "permitirá dar resposta simultânea a várias necessidades de reforço da rede, no sentido da receção de nova produção renovável na zona do Minho", mas também para garantir o "aumento das capacidades de interligação com Espanha e de melhores condições de alimentação aos consumos do Minho litoral".

"A nível regional, a não concretização do presente projeto será negativa, uma vez que poderá pôr em causa os objetivos de reforço da RNT de eletricidade e de interligação a Espanha", lê-se no documento, consultado pela Lusa.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.