FC Porto vence Lusitânia por 107-70 e garante acesso à Final da Taça de Portugal de Basquetebol

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

O FC Porto garantiu o acesso à Final a oito da Taça de Portugal de Basquetebol, que se disputará em Braga, entre 15 a 18 de março, depois ter vencido de forma categórica o Lusitânia por 107-70.

Atualizado 23-01-2018 12:48

Com 16 pontos, seis ressaltos e duas assistências, Sasa Borovnjak foi o MVP de um jogo que a equipa comandada por Moncho López soube tornar fácil e que ficou sentenciado numa primeira parte de luxo.

O encontro deste domingo, no Dragão Caixa, foi uma antítese do que teve ali lugar na véspera, com outra equipa açoriana, o Terceira Basket, para a Liga (89-84). Os azuis e brancos tiveram uma entrada muito forte, estiveram seguros a defender e tiveram particularmente eficazes no lançamento, quer da linha de dois quer da linha de três pontos. E foi desde muito cedo que encetaram uma fuga no marcador que deixou o Lusitânia, com muitas dificuldades em lançar ao cesto, demasiado distante para poder discutir o jogo: no final do primeiro quarto, a vantagem já era de 26 pontos; no segundo de 27.

Na segunda parte a história da partida não mudou, a sentença quanto ao vencedor já se anunciava. Moncho López começou a rodar a equipa, mas o FC Porto só abrandou o ritmo no último quarto, pelo que foi com naturalidade que ultrapassou a centena de pontos. Com o destino traçado, o Lusitânia não foi capaz de travar a fuga dos Dragões no marcador e ficou a vê-los a 37 pontos de distância.

A exibição da equipa da equipa deixou Moncho López agradado no final do jogo. “A atitude da minha equipa foi irrepreensível. Estivemos focados, concentrados e intensos desde o primeiro minuto concentrados, tendo pela frente uma boa equipa - não foi por acaso que ontem ganhou ao Vitória de Guimarães. A gestão de esforços que fizemos no jogo de ontem ajudou-nos a estar bem, física e psicologicamente. Fizemos um jogo muito completo”, afirmou o treinador dos azuis e brancos, que agora voltam a concentrar-se na Liga: na próxima sexta, às 21h00, com transmissão no Porto Canal, há deslocação ao Barreiro para defrontar o Galitos.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-LUSITÂNIA, 107-70
Taça de Portugal, oitavos de final
21 de janeiro de 2018
Dragão Caixa

Árbitros: Pedro Coelho, Paulo Pereira e Vítor Cardoso

FC Porto: André Bessa (6), Marcus Gilbert (14), Will Sheehey (19), Will Hanley (9) e Sasa Borovnjak (16)
Suplentes: Pedro Bastos (9), Miguel Queiroz (6), Pedro Pinto (3), António Monteiro (9), Miguel Miranda (8), Vladyslav Voytso (2)
Treinador: Moncho López

Lusitânia: Ashton Khan (11), Dominque Coleman (9), Hugo Sotta (12), Timajh Rivera (6) e Pedro Catarino (10)
Suplentes: Brylle Kamen (7), Joel Almeida (9), Miguel Freitas (3), Joaquim Pires (3) e Pedro Matos
Treinador: Iñaki Martin

Ao intervalo: 61-34
Parciais: 37-11, 24-33, 31-17, 15-19

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.