Presidente do júri diz que não se aplicam regras da contratação pública nos ENVC

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 8 jan (Lusa) - O presidente do júri do concurso da subconcessão dos Estaleiros de Viana do Castelo afirmou hoje que o contrato não está juridicamente sujeito às regras da contratação pública mas a oposição manifestou dúvidas sobre a legalidade do procedimento.

"É uma subconcessão de utilização de domínio público. Pautámo-nos pelo Código de Procedimento Administrativo, garantindo-se estes princípios de transparência, concorrência efetiva, imparcialidade e de igualdade de tratamento entre os concorrentes", afirmou o magistrado, ouvido hoje na comissão parlamentar de Defesa Nacional.

João Cabral Tavares reconheceu que, naquele enquadramento jurídico, "não se cai nas formalidades mais apertadas" do Código de Contratação Pública, mas frisou que "essas formalidades mais apertadas não alteram a natureza do ato".

"Podemos fazer críticas políticas quanto a essa situação, nesse aspeto não me pronuncio", disse o magistrado, que tinha antes referido ter tomado conhecimento de um parecer jurídico que defendia esta posição e cujas conclusões não pôs em causa.

PS, PCP e BE manifestaram dúvidas quanto à legalidade do procedimento, com a deputada bloquista Mariana Aiveca a admitir a possibilidade de apresentar queixa na Procuradoria-Geral da República.

Segundo a deputada, a PGR será a entidade competente para decidir se o contrato de subconcessão carecia ou não de ser sujeito às regras da contratação pública que implicariam "mais salvaguardas para os trabalhadores".

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.